Um grupo de mergulhadores vai inspecionar, na manhã desta segunda-feira (11), os recifes localizados na região das piscinas naturais da Pajuçara, em Maceió. O objetivo é verificar se os corais foram atingidos pelo óleo que foi derramado no oceano e afetou centenas de praias no Nordeste.

Se vestígios do petróleo cru forem encontrados na região, serão removidos manualmente pelos profissionais durante o trabalho. Os mergulhadores querem ter a certeza de que o bioma marinho alagoano está livre do problema.

A inspeção desta segunda já é a quinta feita pelo grupo em vários trechos da costa, sempre com a mesma intenção. Os profissionais garantem que, até o momento, nenhum fragmento de óleo foi encontrado nos recifes de Alagoas.

O trabalho consiste em fazer mergulhos nos locais onde os bancos de corais estão localizados para verificar se há vestígios do material despejado no mar preso no fundo ou na superfície. Como os recifes são uma área bastante sensível, os profissionais agem com cautela para evitar maiores impactos.

Como depende do horário da maré, a inspeção nos bancos deve durar cerca de meia hora. Em seguida, o grupo retorna e faz uma avaliação da ação realizada nesta segunda. Outros trabalhos assim devem ser repetidos para monitorar a situação.

GAZETAWEB.COM