Nesta quinta-feira (14), o governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, inauguram o acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares, cenário de uma das maiores histórias de resistência à escravidão do mundo. O acesso, de 7,4 quilômetros, recebeu serviços de pavimentação asfáltica e de paralelepípedo, construção de sarjetas e passeios, além da instalação de pórticos e sinalização horizontal e vertical. A solenidade acontecerá na Serra da Barriga, às 9h.

A obra contou com um investimento de R$ 8,4 milhões oriundos do governo estadual. O trecho, agora pavimentado, proporcionará desenvolvimento turístico para a região, facilitando o acesso ao local que, desde 2017, recebeu o certificado de Patrimônio Cultural do Mercosul. A Serra da Barriga abriga o único parque temático voltado à cultura negra do Brasil, o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que recebe mais de dez mil visitantes durante todo o mês de novembro, quando é comemorada a Consciência Negra, e as celebrações são intensificadas em homenagem à morte do líder Zumbi.

A obra foi executada pela Secretaria de Estado Transporte e Desenvolvimento Urbano, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), por meio do programa Pró-Estrada, que contempla mais de 90 municípios alagoanos com a implantação e recuperação de rodovias, além da pavimentação de vias urbanas.

SERVIÇO

Inauguração do acesso à Serra da Barriga

Local: Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Data: 14 de novembro de 2019

Hora: 9h.

Fonte: Agência Alagoas