Os quadros de íleo pós-operatório (diminuição/ausência de movimentos intestinais) após cirurgia colorretal se apresentam como um problema frequente, que prolonga significativamente a permanência hospitalar e aumenta os custos perioperatórios.

Para investigar este assunto, pesquisadores do Kantonsspital Baden, na Suíça distribuíram a 115 pacientes submetidos à ressecção colorretal laparoscópica eletiva para receber café (56 participantes) ou chá sem cafeína (59 participantes). A administração das bebidas foi feita de modo aleatório. Os pacientes haviam sido submetidos a cirurgia do cólon ou reto em um hospital público credenciado na Suíça e receberam 150 mL de sua bebida atribuída às 8:00, 12:00 e 17:00, todos os dias, desde o dia após a cirurgia até a alta do hospital.

Os pesquisadores descobriram que o primeiro movimento intestinal pós-operatório ocorreu 8,9 horas mais cedo no grupo que recebeu café (65,2 versus 74,1 horas). Os pacientes que receberam café também tiveram estadias hospitalares mais curtas (seis versus sete dias).

O estudo concluiu, portanto, que o tempo para a primeira evacuação pós-operatória após a ressecção colorretal laparoscópica eletiva é menor naqueles que tomam café versus chá não cafeinado. O estudo foi publicado na revista Diseases of the Colon & Rectum.

TERRA.COM
FOTO GOOGLE