Os vereadores alagoanos decidiram acabar com as divergência em torno da escolha do novo presidente da União dos Vereadores de Alagoas (UVEAL). Nessa segunda-feira (25), o vereador por Quebrangulo, Eduardo Tenório (PMN), e seu vice, Neto Bomfim, foram eleitos para o comando da entidade para o próximo biênio.

Tenório destacou em sua campanha a importância da representação dos vereadores conseguir ampliar o diálogo e organizar o segmento para garantir visibilidade política. Ontem, aos poucos, seus apoiadores foram chegando até a sede da entidade e confirmando apoio à sua proposta.

O processo eleitoral ocorre depois de embates públicos e na Justiça. Tanto que em agosto deste ano, mesmo com a convocação do pleito, pelo atual presidente da entidade, vereador Fabiano Leão (MDB), o processo acabou suspenso.

À época, o próprio Tenório, agora presidente eleito, havia contestado alegando irregularidades na construção do processo. Sua chapa, inclusive, chegou a ser impugnada pela Comissão Eleitoral.

Depois disso, a juíza da 3ª Vara Cível de Arapiraca, Silvana Albuquerque, orientou para a realização de um novo processo de organização do pleito. Desta vez, sem contestações, está mantida a eleição por aclamação – pelo menos por enquanto.

Por Marcos Rodrigues | Portal Gazetaweb.com