O PT terá candidatura à Prefeitura de Maceió em 2020, mas o nome ainda será definido nos encontros partidários. Quem adianta é o presidente da legenda em Alagoas, Ricardo Barbosa, que coloca seu nome à disposição para disputar o pleito do ano que vem.

A definição por candidatura nas capitais brasileiras e nas principais cidades saiu do 7º Congresso Nacional do PT, realizado no último fim de semana em São Paulo. “Fomos o partido que mais elegeu deputados federais, somos o partido com mais governadores e ganhamos em mais cidades que o partido que elegeu o atual presidente. Tudo isso com o Lula preso e agora como ele solto, não fica um mar de rosas, mas fica necessário que retomemos nosso protagonismo nessa, dita, polarização, que é saudável, entre um projeto para o país que incluiu os mais pobres no orçamento versus um ultraliberal que quer destruir o Estado”, comenta Ricardo Barbosa.

Ele ressalta ainda não ser o nome do partido para 2020 em Maceió, mas que já coloca seu nome à disposição.

“Agora, mais que nunca, 2020 vai ser o primeiro embate onde o PT vai se postular como uma alternativa que sobreviveu. Volta, tal qual fênix, nas capitais e nas cidades maiores. Esse é o recado que o Lula está dando, que foi ratificado pelo Congresso do partido. Onde tivermos, vamos priorizar candidaturas. Aqui em Maceió, eu, de antemão, coloco meu nome, que já vinha sendo ventilado como pré-candidato do PT em Maceió. Mas isso não quer dizer que será o nome do PT em 2020, pois terei de me submeter à democracia do partido e podem surgir outras candidaturas dentro do partido”, diz Ricardo Barbosa.

Outro nome já colocado em fóruns internos do PT para disputar a Prefeitura de Maceió é o da economista Luciana Caetano, conforme publicado pela Tribuna na edição de 29 de maio deste ano. A definição de candidaturas do partido deve ocorrer no mês de abril de 2020, durante os encontros de tática eleitoral. Mesmo assim, Ricardo Barbosa relata conversas com outras legendas.

“Não fechamos a porta e estamos mantendo conversas com o MDB, que é de centro e compomos seu governo estadual, e com os de esquerda, como o PCdoB e o Psol. O PDT, temos ótima relação, mas eles já estão num processo adiantado de candidatura em Maceió e tem a questão nacional, do Ciro Gomes”, diz Ricardo Barbosa.

Leia mais nas versões impressa e digital do Jornal Tribuna Independente

Fonte: Tribuna Independente / Carlos Amaral