A contratação de Argel Fucks para comandar o Ceará nos três jogos restantes pela Série A do Brasileirão surpreendeu muita gente. O treinador tinha contrato até 2020 com o CSA, e venceu o Cruzeiro nesta quinta-feira (28) fora de casa. Na apresentação no Alvinegro de Porangabuçu na tarde desta sexta-feira (29), o novo comandante do Vovô esclareceu os motivos que o levaram aceitar a proposta do Ceará.

– Na quarta-feira, o presidente Robinson de Castro me ligou por volta das 2h da manhã, fez o convite para vir para o Ceará e, naquele momento, nós (da comissão técnica) entendemos que era o momento para vir, foi uma vontade muito grande.

– Foi uma vontade muito grande minha de vir trabalhar nesse clube. Quis ser parte dessa engrenagem. Gosto muito do torcedor do Ceará, é um torcedor que vibra. Não temos que lamentar a situação e sim buscar uma saída. O torcedor é peça fundamental nessa sequência. – completou Argel.

O treinador demonstrou gratidão ao falar sobre o CSA, mas afirmou que o Ceará é um time com maior infraestrutura. Chegando a disputar a segunda divisão alagoana na década de 2000, o Azulão começou uma rápida ascensão no Campeonato Brasileiro, pulando da Série D para a Série A em três anos. Mesmo com o poder de superação, Argel Fucks valorizou a regularidade do Vovô na elite do futebol nacional.

– Com todo o respeito ao CSA, mas o Ceará é um degrau acima neste momento. Estava no CSA, o caçula da competição, com menor investimento, estava há 30 anos sem disputar a Série A, agora é um patamar diferente – destacou o comandante.

Confira outros pontos da apresentação de Argel Fucks no Ceará:

Pouco tempo de preparação

– Vamos nos adaptar rapidamente. Terei a conversa, mas vai ter a parte do trabalho. Só se acerta uma equipe jogando e treinando. Quando vim pra cá sabia que teria pouco tempo. Eu comprei a ideia. Nos clubes em que passei, eu sempre tive pouco tempo de preparação.

Objetivos e presença da torcida

– É fundamental o Ceará continuar na Série A, principalmente em nível de receita. Eu não dormi nem na quarta-feira nem na quinta-feira. Uma coisa que nos fez acreditar no projeto foi os jogadores daqui. Jogamos (o CSA) contra o Ceará e foi muito difícil, tivemos a felicidade de ganhar. Gosto muito da forma como o torcedor se comporta dentro do estádio. Amanhã, mais do que nunca, precisamos criar essa atmosfera e o torcedor ser o 12º jogador. Precisamos mostrar uma equipe diferente nesses três jogos.

Estilo de jogo

– Gosto desse tipo de correria. Não sou de esconder escalação. Quando precisar fechar o treino, vou fechar. Temos que ser simples no futebol. Posse de bola não é interessante. Interessante é bola na rede. Sempre vão me ver com o mesmo humor. Temos já um modelo de jogo pra apresentar amanhã. Vamos aproveitar as coisas boas implementadas pelo Adilson. Gosto de jogar num 4-2-3-1 com um camisa 10 articulador, variando para um 4-3-3. Não usamos três zagueiros por não ser tão confiável.

Constante mudança de técnicos

Argel deixou um recado para a torcida: “Que o torcedor possa dar um voto de confiança a esses jogadores, a essa comissão técnica. Eu sei que eles (torcedores) estão feridos, mas é com esse grupo que vamos buscar a permanência. Amanhã é jogo para 30 mil no Castelão”.

Elenco

– Sei que esses jogadores podem render mais, e vão render. É o momento de todo mundo trabalhar um pouco mais. Vejo um elenco capacitado, que jogou mais do que está jogando. Precisamos de um grupo comprometido. Se alguém não quiser, a gente libera, sem problema nenhum. Eu sinto o cheiro do vestiário e já sei o problema. Desaprenderam a jogar futebol? Não. Perderam a confiança? Sim.

Jogo contra o Athletico-PR

Argel: “Já enfrentamos o Athletico nesse campeonato. Precisamos traçar um planejamento, disciplina tática e técnica e aproveitar as peças para trabalhar nesse momento. Já temos um modelo de jogo. Vou aproveitar as coisas boas deixadas pelo Adilson”.

Regularizado

Enquanto era apresentado no Ceará, Argel Fucks teve a rescisão junto ao CSA publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, bem como a contratação oficializada. Com isso, o treinador vai poder estar à beira do gramado para o jogo contra o Athletico-PR neste sábado (30), às 19 horas, na Arena Castelão.

Fonte: Redação com Globo Esporte/CE