Olheiras, falta de energia, bocejos excessivos, cansaço e mau humor. Que dormir mal pode prejudicar o rendimento no dia a dia todo mundo sabe! Mas não é só isso, a má qualidade do sono pode afetar, além da disposição, a saúde do organismo e do coração.

Uma boa noite de repouso ajuda nosso sistema cardiovascular a ter um momento de relaxamento e, com isso, é possível normalizar a frequência cardíaca e a pressão arterial, processos essenciais para o bom funcionamento da parte cardiovascular.

Por que algumas pessoas têm um sono ruim?

“Vários estudos parecem mostrar que o sono ruim pode aumentar a produção e circulação de uma série de substâncias pró-inflamatórias, ou seja, que propiciam eventos inflamatórios, aumentando a formação de placas de gorduras nos vasos, maior agressão à parede dos vasos e maior incidência de infarto e AVC”, explica Dr. Hélio Castello, cardiologista e diretor do Grupo AngioCardio.

O sono é essencial para um boa saúde e funcionamento do organismo, pois além de relaxar o cérebro, ele melhora a regulação da hipertensão arterial, um fator de risco para infartos e morte cardiovascular.

Mas é preciso desacelerar o ritmo das tarefas rotineiras, porque a correria do dia a dia é a grande vilã que evita uma noite de sono tranquila. Além desse fator, colaboram para problemas no coração distúrbios endócrinos, obesidade, tabagismo, alcoolismo, depressão, entre outros.

Pessoas que já sofreram por conta de doenças cardiovasculares devem redobrar os cuidados com o sono justamente porque já possuem outros fatores predisponentes.

Como evitar uma noite mal dormida?

“Para evitar esses riscos ao coração a principal medida é tentar ter uma noite bem dormida por, no mínimo 7 horas, com maior relaxamento possível e em ambiente estável e relaxante”, orienta o cardiologista.

Outra indicação é não ingerir nenhum tipo de alimento pesado ou fazer um treino intenso na academia antes de ir para a cama. Esses dois últimos fatores colaboram para a inquietação da pessoa durante a noite.

Estudo descobre de quantas horas de sono você precisa por noite

“Antes de se deitar, tente desligar-se dos problemas diários, evite o uso de aparelhos eletrônicos – tablets, televisão e celulares -, não se submeta à atividades muito agitadas, escolha um ambiente tranquilo e com temperatura amena, com menos iluminação possível, leia um livro relaxante, medite, use um travesseiro confortável e que se adeque às suas necessidades e tome um banho morno ou quente”, completa Dr. Hélio.

Acima de tudo é preciso tomar alguns cuidados simples que podem melhorar a qualidade do sono. Se você não consegue dormir por horas seguidas ou sofre de insônia, a primeira medida é estabelecer horários regulares para dormir e acordar, deitar apenas quando for dormir de fato, estar em total silêncio e apagar todas as luzes do quarto.

TERRA,COM