Começou na manhã dessa terça-feira no município de Matriz de Camaragibe, região Norte, a primeira edição da Feira Agrária do Crédito Fundiário, com atividades que acontecerão durante todo o dia de hoje e amanhã, quinta-feira, dia 12, no pátio do Mercado Público. O projeto, pioneiro na Região Norte, é promovida pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) com o apoio da prefeitura municipal. A comercialização das frutas, hortaliças, raízes, mel, doces caseiros, comidas típicas e artesanato teve início às 6h da manhã. Logo em seguida aconteceu a solenidade de abertura com a presença de autoridades públicas e a apresentação da Banda Filarmônica Bom Jesus.

A feira do Iteral, segundo os organizadores, tem sido um sucesso por onde passa, porque a população adquire produtos agrícolas de qualidade, sem veneno, e com preço justo. Foram montadas 50 barracas e a casa de farinha, que é uma atração à parte, com a produção totalmente artesanal da farinha e do beiju chapéu de couro. Também terá a entrega de certificados do curso do Senar; doação de alevinos, mudas nativas e frutíferas; além de serviços de cidadania e na área da saúde.

“A expectativa desse evento é a melhor possível. Nós já trabalhamos a feira da agricultura familiar, e agora, com o apoio do Iteral organizando essa outra feira é de suma importância para o nosso município, ainda mais no mês de dezembro que tem a Festa da Padroeira de Santa Luzia e de Bom Jesus. Tenho certeza que será um grande evento devido à diversidade de produtos”, citou o prefeito Anderson Bolevard.

Participarão da feira agricultores familiares que se destacam nas unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário, quilombolas, pequenos produtores do Distrito Industrial do município, Coopervale, representantes dos assentamentos Santa Cruz do Riachão e Paraíso Agrícola. Também foram convidados agricultores familiares dos municípios da região: Passo do Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, Maragogi e São Miguel dos Milagres.

Fonte: Tribuna Hoje