A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anuncia nesta quinta-feira (12) os confrontos para a primeira fase da Copa do Brasil com a realização do sorteio dos confrontos na sede da entidade. O evento está marcado para 14h. O Athletico é o atual campeão.

O Furacão conquistou taça inédita após vencer o Internacional na decisão por 2 a 1 no Beira-Rio. O clube paranaense foi o 12º clube campeão da Copa do Brasil.

Os representantes de Alagoas são CSA, CRB e Coruripe. Os dois primeiros estão inclusos no Pote C, com clubes como Londrina, Vila Nova, Santa Cruz, Sampaio Corrêa, Criciúma, Oeste, Brasil-RS e Luverdense.

Os times da capital podem enfrentar os do pote G: Galvez-AC, Independente-PA, Vitória-ES; Bahia de Feira-BA, Gama-DF, Bangu, XV de Piracicaba, Operário-MT, Santo André e Águia Negra-MS.

Já o Alviverde do litoral sul alagoano está no Pote F com clubes como Manaus, Brasiliense, Ferroviária-SP, Novo Hamburgo, Bragantino-PA, Fast Club, Novorizontino, Palmas e União-MT.

O Coruripe pode jogar com os times do pote B: Ceará, Goiás, Ponte Preta, Avaí, Coritiba, Atlético-GO, Paraná, Figueirense, Paysandu e Juventude.

A 32ª edição da competição terá novidades. As finais foram antecipadas para setembro para evitar conflito com as fases decisivas do Campeonato Brasileiro e das copas continentais. Já o início está marcado para fevereiro.

Os 80 times foram divididos de acordo com a colocação no ranking nacional de clubes. River-PI e Altos estão no Pote E. Assim, os clubes piauienses terão pela frente algum time do Pote A: Cruzeiro, Atlético-MG, Bahia, Chapecoense, Fluminense, Botafogo, Vasco, Sport, Vitória e América-MG.

A Copa do Brasil conta com oito fases, sendo distribuídas em 19 datas: de 5 de fevereiro a 16 de setembro. O atual campeão da competição (Athletico), o campeão da Série B do Brasileiro (Bragantino), o campeão da Copa Verde (Cuiabá), o campeão da Copa do Nordeste (Fortaleza), além dos times classificados a Libertadores (Flamengo, Santos, Palmeiras, Grêmio, São Paulo, Internacional e Corinthians) entrarão a partir das oitavas de final.

DISTRIBUIÇÃO

Nos últimos anos, a distribuição dos confrontos ficou da seguinte forma. Times do Pote A pegam os times do Pote E; os do Pote B enfrentam os do Pote F; clubes do Pote C duelam com clubes do Pote G; e as equipes do Pote D jogam contra o Pote H.

A primeira fase será disputada em partida única, com mando de campo do clube com pior posicionamento no Ranking Nacional de Clubes. Ou seja, River-PI e Altos vão jogar em casa. Os mandos da segunda fase, também em partida única, serão definidos em sorteio.

Fonte: Tribuna Independente / Wellington Santos