Levantamento divulgado esta semana pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) revela que 46,08% dos municípios alagoanos – o equivalente a 47 cidades – não têm rede de esgoto. Os dados, que fazem parte de Diagnósticos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano passado, revelam também que a população urbana atendida passou de 400 mil em 2010, para 700 mil pessoas no ano passado – o que representa 21,4% do total da população alagoana.

Quando se trata de distribuição de água, o levantamento do governo federal mostra que a população urbana atendida passou de 1,8 milhão em 2010, para 2,1 milhão em 2018. Segundo o SNIS, no ano passado, 89 municípios alagoanos tinham rede de distribuição de água.

No ano passado, 1,53 milhão de habitantes de Alagoas tinha cobertura de coleta domiciliar de lixo. Entretanto, apenas quatro municípios no Estado – o equivalente a 12,5% do total – tinham coleta seletiva. Segundo o governo federal, juntos, esses quatro municípios coletaram seletivamente 5,04 mil toneladas.

Em todo o País, segundo os dados do ministério, apenas metade da população brasileira tinha rede de esgoto no ano passado. Na avaliação do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, os dados comprovam a “necessidade de mudar o modelo de saneamento do país, e de melhor estruturar esse setor, a fim de garantir investimentos mais robustos”.

Em 2018, foi registrado o crescimento de 4,1% nas redes de esgotamento sanitário, alcançando um total de 325,6 mil quilômetros: são mais 2 milhões de pessoas atendidas. Da mesma forma, a cobertura das redes de água potável em áreas urbanas registrou crescimento de 3,4%.

O governo federal informou que a partir deste ano o SNIS também passa a divulgar as principais informações e indicadores em um Painel de Informações sobre Saneamento, que traz os dados de forma interativa, calculados para o Brasil, macrorregiões, estados e municípios. Na esfera do município é possível visualizar, além dos indicadores, os totais de prestadores classificados quanto à abrangência e qual prestador atende o local. “Com os diagnósticos, podemos discutir um problema tão sério de maneira séria, a partir de dados confiáveis, levantados com metodologia”, ressaltou.

O SNIS 2018 reuniu dados de 5.146 municípios, (92,4% do total de municípios brasileiros), com a representação de população urbana de 173,2 milhões de habitantes (83,1% da população total do país). O Sul apresentou maior índice urbano (com 98,6%), seguida do Centro-Oeste (96,0%), Sudeste (95,6%), Nordeste (88,7%) e Norte (69,6%.

GAZETAWEB.COM