Enfim o Natal chegou, um belo feriado bem no meio da semana. Pensando na possibilidade de você, turista ou maceioense, passar um dia bacana, de carro próprio, traçamos um roteiro no Litoral Norte incluindo todas as praias e todas as atrações turísticas, começando por Paripueira, passando por Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Você vai poder passar um dia legal, sem gastar muito, evitando os famosos e caro day use (cobrança para passar o dia usando a estrutura) da maioria dos locais. Atenção para uma coisa importante: quiser aproveitar o dia, saia cedo, pegando a estrada antes das 9 da manhã, porque depois, a partir das 10 horas, a AL 10 Norte vira um inferno e você vai levar duas horas somente para chegar a Paripueira.

E começamos nosso roteiro exatamente por Paripueira. Na cidade existem ótimas estruturas na praia. Quer evitar o day use de alguns locais, procure alguns bares e restaurantes com chuveirão e confortáveis cadeiras, que não cobram por isso e os preços do cardápio são bem mais em conta. Se quiser gastar um pouco mais, então gaste no passeio até as piscinas naturais. Vale a pena e existem jangadeiros particulares que fazem o passeio e cobram bem menos que os catamarãs dos restaurantes.

Na Barra de Santo Antônio, as praias da Ilha da Croa são ótimas. Para evitar também o day use de alguns locais, passe direto e vá até a praia de Carro Quebrado, eleita uma das mais belas da região. Tem um bar lá que oferece petiscos e bebidas geladas. Se quiser almoçar venha para um dos restaurantes da área mais urbana, onde os preços são bem mais em conta.

Entrando na Rota Ecológica, já na Barra de Camaragibe, duas ótimas opções: estacionar o carro na foz e atravessar o rio em direção à Praia dos Morros. Tem jangadeiro que cobra 2 reais por pessoa. Atenção: na praia não tem nenhuma estrutura. Leve bastante água e algo para comer. Se quiser aproveitar a praia do Marceneiro, ande mais uns cinco quilômetros. Em ambos os casos, para almoçar, evite as pousadas, onde o preço é absurdo. Logo na entrada da Barra tem bares e restaurantes onde o preço está dentro da normalidade.

Em São Miguel dos Milagres as opções são muitas. Se quiser ficar na praia principal, tem bons restaurantes e os preços já são bem mais salgados. O preço do turismo. No centro tem alguns locais para se comer, com preços decentes. Atrações são duas: passeio de buggy pelas praias da região ou de jangada até as piscinas naturais. Em torno de 50 reais por pessoa. Quiser esticar um pouco, vá até Porto da Rua, onde também tem passeios de buggy e de jangada. Para comer existem cinco restaurantes com preços variados e pratos deliciosos, com ótimas especialidades de peixes e frutos do mar.

Para terminar, chegamos a Porto de Pedras. Depois de atravessar a ponte sobre o Rio Tatuamunha, pegue a direita e vá até a foz, em direção à Praia da Gibaba, passando pelo Santuário do Peixe Boi. Pode até tentar fazer o passeio pelo rio até o santuário. Vai ser muito difícil conseguir uma vaga nas jangadas e o preço está mais salgado do que a carne. Se escolher passar o dia na praia do Patacho, ótimo. Leve água e comida. Por lá só tem pousadas e os preços estão nas estrelas. No centro da cidade existem várias opções para se comer. Preços decentes.

Fonte: Tribuna Independente / Claudio Bulgarelli