Com o início do período de férias e o aumento no fluxo de viajantes em todo o Estado, principalmente nas cidades litorâneas, é importante reforçar o cuidado com a saúde. E um deles é a atualização do calendário vacinal, seja para quem mora em Alagoas e vai ficar por aqui, ou principalmente os que irão viajar.

Isso porque, segundo especialistas em imunização, que atuam na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a desatualização do calendário vacinal representa dois riscos neste período. O primeiro para quem reside em Alagoas e terá contato com pessoas que veem de outros estados, que podem estar infectados por vírus e bactérias.

Já o segundo risco é para os alagoanos que irão viajar nas férias, principalmente crianças e adolescentes em recesso escolar, migrando para localidades que são endêmicas para doenças como febre amarela e malária, por exemplo. Por esta razão, estar com a caderneta de vacinação atualizada é imprescindível, conforme orienta a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro.

De acordo com a técnica da Sesau, atualizar o calendário vacinal é importante para assegurar uma viagem tranquila e sem intercorrências, evitando contrair doenças infecto contagiosas. Para isso, é necessário procurar o posto de saúde mais próximo da cidade onde reside, no mínimo 10 dias antes da viagem.

“Grande parte da população não se preocupa, mas, neste período de férias, passamos a ter contato com pessoas que veem de outros estados e países para Alagoas, como também, com os moradores de lugares que possamos vir a viajar, o que nos deixa suscetíveis a contrair doenças. Assim, tão importante quanto arrumar a bagagem ou elaborar a programação das férias, é tomar a atitude de vacinar-se”, salientou Denise Castro.

Vacinas – Entre as vacinas que devem ser tomadas por quem vai viajar, estão as que previnem contra o sarampo, hepatites A e B, malária e febre amarela, conforme prevê o Calendário Nacional de Vacinação. Para esclarecer dúvidas e ver orientações sobre o antes, durante e o pós-viagem, pode ser acessado o Portal do Viajante, por meio do endereço http://saude.gov.br/viajante.

“Vacinas como a da febre amarela devem ser tomadas por viajantes que vão para quaisquer localidades nas regiões Norte e Centro-Oeste. A lista com as cidades que demandam a vacina para visitantes também está disponível no Portal do Viajante. Após verificar a informação, basta se dirigir ao posto de vacinação mais próximo do local onde reside, portando o comprovante da passagem aérea ou da reserva do hotel”, orienta Denise Castro.

Fonte: Assessoria