Com o aumento no número das ações da Operação Lei Seca em Alagoas, os casos de infrações de condutores com a combinação de álcool e direção também tiveram um aumento quando comparado os 12 meses de 2019 ao mesmo período de 2018. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), em 2019 foram realizadas 716 ações na capital e interior resultando em 7.829 infrações por diversas irregularidades de trânsito e no ano anterior foram 540 com 5.759 infrações.

Vale ressaltar ainda que o balanço mostra a diminuição no número de condutores dirigindo alcoolizados. De acordo com os dados, em 2019 foram 2,6% dos testes e em 2018, 3,1%. Para o coordenador da Operação Lei Seca no estado, tenente Emanuel Costa, apesar dos dados mostrarem um aumento, a realidade mostra uma diminuição no termo de porcentagem.

“Foi um ano bem interessante. Tivemos um aumento no número de testes e ações e, fazendo uma correlação, houve uma redução. Ou seja, avaliamos mais pessoas e isso mostrou a redução. Atribuo isto as ações educativas nas escolas, empresas. Também fazemos ações em bares e restaurantes com ações lúdicas e isso chega às pessoas de forma forte e elas entendem que vale a pena mudar o comportamento’’, explica o coordenador.

Durante as ações, foram realizadas em todo o estado de janeiro a dezembro de 2019, 45.470 testes de alcoolemia; 44.463 veículos abordados; 787 recusas ao teste de alcoolemia (etilômetro); 228 – ADM (teste de alcoolemia entre 0.05 a 0.33 mg/L); 180 flagrantes por teste; 1.195 situações de alcoolemia; 45 veículos removidos aos pátios Detran e Ciretrans; 1.167 Carteira Nacional de Habilitação (CNH’s) recolhidas ao órgão de trânsito.

Já em 2018 foram 33.325 testes de alcoolemia realizados; 31.538 veículos abordados; 646 recusas ao teste de alcoolemia (etilômetro); 217 ADM (teste de alcoolemia entre 0.05 a 0.33 mg/L); 170 flagrantes por teste; 1.033 situações de alcoolemia; 69 veículos removidos aos pátios Detran e Ciretrans; 1.037 CNH’s recolhidas.

Implantada no estado em 2012, às atividades da Lei n° 11.075, a Lei Seca, se intensificaram a partir dos últimos quatro anos. As ações de fiscalização alcançaram cidades do interior. Em parceria com o desenvolvimento de atividades educativas, a operação teve papel decisivo para a queda no índice de flagrantes de alcoolemia e redução de acidentes e mortes no trânsito.
Entre 2018 e o ano passado, 2.576 condutores inabilitados foram pegos

Um dado que preocupa as equipes são os números de inabilitados trafegando. De acordo com o Balanço Geral, foram pegos nas ações 1.382 inabilitados em 2019 e 1.194 em 2018.

Para 2020, o objetivo é fortalecer ainda mais a operação a partir de uma atuação maior em diversas cidades do estado.

“Nosso objetivo é chegar a cidades de interior que ainda não tivemos a oportunidade de ir. Queremos reduzir os acidentes nesse interior e humanizar cada vez mais para que as pessoas tenham a percepção dos riscos do trânsito”, explica o coordenador da Lei Seca, Emanuel Costa.

Costa ressalta a importância da parceria com as Superintendências Municipais de Transporte e Trânsito (SMTTs).

“Vamos fazer convênio com a entrega do etilômetro e treinando os agentes das SMTTs para que eles façam ações educativas e de fiscalização naquele município. A ideia é fazer mais com menos, e, com isso, reduzir cada vez mais os acidentes e preservar mais vidas em nosso estado”, pontua Costa.

O diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, acredita que 2019 foi um período de muitos avanços na logística da operação.

“Implantamos o talonário eletrônico e esse foi um ganho extremamente importante para o Detran do estado de Alagoas. Saímos na frente na agilidade, segurança jurídica e transparência, pois, com a aquisição do equipamento, passamos a verificar a situação do veículo e do condutor em tempo real. Foi um benefício para a população alagoana, para os nossos agentes e para a segurança pública como um todo”, destaca Catão.

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França