Funcionários da Via Ambiental, contratada pela Prefeitura de Maceió para fazer a limpeza urbana, amanheceram, nesta segunda-feira (13), protestando à porta da empresa, no bairro do Clima Bom, na parte alta da capital. Os trabalhadores cobram o pagamento do salário de dezembro, que, segundo eles, deveria ter sido feito até o quinto dia útil deste mês.

Se a manifestação se estender, é provável que comprometa o serviço na cidade, neste começo de semana. São mais de 500 garis ligados à prestadora, fora os demais contratados para outras atividades. Todos alegam que não receberam os subsídios e só decidiram fazer o protesto porque não tiveram a garantia do pagamento até agora.

Um deles conversou com a Gazetaweb. Contratado como podador pela Via Ambiental, Josiel Cláudio da Silva revelou que alguns funcionários ouviram da direção da empresa que não havia previsão de os salários serem pagos. Segundo ele, a remuneração vinha sendo repassada normalmente todos os meses, sempre até o dia 10.

“Além disso, disseram várias vezes que os que achassem ruim, levassem a carteira de trabalho para dar baixa. Não se pode ouvir isso de uma empresa”, avalia o trabalhador. “Não entendemos o motivo do atraso, já que tivemos conhecimento de que a Prefeitura de Maceió já fez o repasse do valor mensal do contrato no dia 30 de dezembro”.

Ele também relata que muitos operários exercem funções diferentes das que foram admitidos, sem a devida correção nos salários. “Eu mesmo sou contratado como podador, mas exerço a função de operador de máquina. Meu salário deveria ser bem maior do que o que ganho agora”, acredita.

A Gazetaweb tenta contato com a prestadora de serviço. Por meio de nota, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), responsável pela gestão da limpeza urbana, explicou que o pagamento de funcionários é de responsabilidade das empresas terceirizadas para a coleta de resíduos.

O órgão garantiu que a Prefeitura de Maceió tem cumprido o contrato e informa que entrará em contato com a empresa Via Ambiental para que a situação em relação aos funcionários seja regularizada.

GAZETAWEB.COM