A busca por qualificação para trabalhar no turismo tem crescido em Alagoas. Prova disso é a quantidade de alagoanos que se inscreveram no curso de Atendimento ao Turista, disponibilizado pela plataforma online do Ministério do Turismo (Mtur), por meio do programa Brasil de Braços Abertos. Foram cerca de 650 inscritos, sendo que 21 já concluíram o curso, 628 ainda estão em aulas.

O bom momento vivido pelo turismo em Alagoas, como novos voos nacionais e internacionais, expansão hoteleira e o surgimento de novos empreendimentos em todos os municípios turísticos do estado têm motivado trabalhadores, estudantes e jovens a buscarem formação e qualificação para galgar uma boa oportunidade de emprego no setor.

Géssica da Silva Couto, de 25 anos, é uma das estudantes de Alagoas que já concluiu o curso. Para ela, a qualificação na área é um diferencial no mercado de trabalho. “Resolvi buscar a qualificação na área porque notei que a maioria das pessoas que já estão no setor não tem formação técnica. São formadas em outros cursos e acabam trabalhando com turismo porque é nele que estão a maioria das oportunidades aqui em Maragogi”, contou a estudante que é estagiária do Resort Salinas Maragogi.

Acadêmica do curso de turismo no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Géssica conta ainda que o curso de Atendimento ao Turista trouxe a ela novos conhecimentos. “O curso é excelente, já estou fazendo o de gestor de turismo também. Aprendi muito, vi coisas que ainda não vi na faculdade. A plataforma é bem prática é fácil de usar”, pontuou.

Para o superintendente de Turismo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Paulo Kugelmas, a falta de formação técnica na área do turismo é um dos maiores gargalos do setor. “Cursos como estes do Mtur são essenciais para um estado como Alagoas, que ainda sofre com a falta de mão de obra qualificada. Por isso temos que celebrar o interesse dos alagoanos na qualificação e formação técnica no turismo, que é um setor com grande potencial gerador de empregos, renda e oportunidades, e que caminha a passos largos para protagonizar a economia do Estado”, frisou.

Inscrições abertas

As inscrições ainda estão abertas para o curso de Gestão do Turismo e vão até maio de 2020. Também online e gratuito, abrange temas como Planejamento, Legislação sobre Turismo e Contratações, Elaboração de Projetos e Programas e ações do MTur. O conteúdo é organizado em 5 módulos e 35 unidades, e o aluno pode acessar por meio de qualquer dispositivo com internet, como smartphone, tablet ou computador através do endereço http://gestor.turismo.gov.br.

Fonte: Ascom Sedetur