De 1º a 27 de janeiro deste ano, Alagoas já registra 183 incêndios segundo levantamento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). Destes, 158 foram chamados para conter sinistros em vegetações e 25 em imóveis.

Comparando os incêndios somente em imóveis em relação ao mesmo período de 2019 houve um aumento de mais de 127%. Já em relação ao mesmo período de 2018 o aumento percentual foi de em média 78%. De 1º a 23 de janeiro de 2018 foram 14 registros feito ao CBMAL para conter incêndios em residências. Durante todo o ano foram 201 registros. Em 2019, foram 11 chamados em janeiro. Já nos 12 meses do ano foram 237.

De acordo com os dados estatísticos da corporação, o aumento também foi constatado nos chamados para o controle de chamas em áreas de vegetação. Em janeiro de 2018 foram 32 ocorrências (período de 1 a 23), durante todo o ano foram 707. Em 2019, no mesmo período foram 145 registros e durante todo o ano 791.

ALGUNS REGISTROS

Entre os registros deste ano, está um incêndio de grandes proporções que devastou uma extensa área de matagal, no Benedito Bentes, na parte alta de Maceió no sábado (11). O fogo se espalhou pelo local rapidamente, gerando uma fumaça que foi vista até por quem estava na praia de Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas.

Após cerca duas horas e meia de combate às chamas, integrantes do CBMAL conseguiram controlar o fogo. O incêndio aconteceu nas proximidades do Conjunto Bela Vista II.

Já no dia 14, o Corpo de Bombeiros voltou a ser acionado para conter o fogo em vegetação na mata de Fernão Velho. Segundo o presidente da Associação do bairro, Everton Matos, que esteve no local e constatou o fato, oferendas deixadas dentro da mata podem ter causado as queimadas registradas por dois dias seguidos.

Além de áreas de vegetação os chamados também foram para incêndios em residências e fábricas. No dia 16, uma casa que funcionava como depósito de material reciclado e PVC pegou fogo no conjunto Inocoop, no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió. Viaturas do CBMAL foram acionadas para conter as chamas que rapidamente se rebelaram pelos cômodos da residência. O incêndio pode ter sido causado por um curto-circuito.

As chamas se alastraram para mais dois imóveis vizinhos. Apesar do susto, não houve registro de feridos.

E no último dia 24, uma fábrica de estofados, produtos têxteis e plásticos, localizada no Distrito Industrial de Limoeiro de Anadia, também foi o destino de equipes do CBMAL que foram acionadas para conter um incêndio de grandes proporções. Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas até a Indústria Bom Sonho, que está situada às margens da Rodovia AL-220, para controlar as chamas. Além desses, a corporação também foi acionada para outras ocorrências neste mês de janeiro.
Corpo de Bombeiros dá dicas para evitar sinistros em imóveis

Para evitar incêndio em residências as recomendações do órgão é primeiramente realizar a manutenção da rede e equipamentos elétricos da residência. Outra dica importante é utilizar botijões e mangueiras dentro da validade e fornecidos por empresas autorizadas.

O CBMAL ressalta que manter os equipamentos preventivos, como extintores, alarmes, luminárias de emergência, hidrantes e mangueiras, conforme a normas em vigor também são importantes, assim como, não dormir com velas acesas e não deixá-las próximas a objetos de fácil combustão, como cortinas, por exemplo.

Casa que funcionava como depósito de material reciclado e PVC pegou fogo no conjunto Inocoop no dia 16 (Foto: Reprodução)

Também é essencial não estocar produtos inflamáveis, como álcool e querosene, próximos a fontes de calor. Não deixar o fogão aceso quando sair de casa. E, em tempestade, tirar os eletrônicos das tomadas. Outra dica é tomar cuidado no uso de ferro de passar e de micro-ondas e não deixar celulares carregando em cama, travesseiro, lençóis etc.

“Mas, caso o incidente aconteça, assim que perceber o incêndio, acione o alarme, se houver, e ligue para o Corpo de Bombeiros Militar, através do número 193. E se possível desligue a chave elétrica geral. Se o incêndio estiver no início, impeça sua propagação, utilizando-se dos preventivos do local”, destaca o órgão. Mas vale lembrar que nunca se deve usar água para extinguir incêndio em equipamentos energizados e em panelas com óleo.

E se o local não estiver seguro (fogo fora de controle, muita fumaça, impossibilidade de desligar a energia elétrica, grande quantidade de produtos inflamáveis), é necessário desocupar imediatamente o local. O órgão orienta sair pela escada e lembrar-se que em situação de incêndios não se deve utilizar elevador. Se o local estiver com muita fumaça, proteger o nariz com um pano e sair abaixado, rastejando-se.

Caso o incêndio for num edifício e não houver a possibilidade de descer para os pavimentos inferiores, a pessoa deve esperar os bombeiros no pavimento em que se encontra. Subir ao terraço é a última opção e somente é indicado em casos em que o prédio tenha condições de evacuação pelo alto.
Suspeita de queimadas criminosas deve ser denunciada ao número 193

Durante o período de estiagem é comum haver um aumento nos incêndios em vegetação devido às altas temperaturas, ao clima seco e aos ventos fortes. E para evitar a corporação recomenda que as pessoas nunca devem jogar pontas de cigarros nas rodovias ou em locais inapropriados, pois elas, além de poluir o ambiente, podem causar grandes incêndios.

Além disso, não se pode abandonar objetos de vidro, metal e outros que por ação da temperatura elevada podem superaquecer a vegetação e causar incêndios. É importante também evitar fazer fogueiras, porque as fagulhas podem ser levadas pelo vento e espalhar as chamas.

Corpo de Bombeiros é acionado para conter incêndio na mata de Fernão Velho, alvo constante do fogo (Foto: Reprodução)

E o lembrete também é para não fazer queimadas sem autorização do órgão ambiental. E, se permitido, prepare um aceiro com largura três vezes maior em relação ao tamanho da vegetação e não fazer próximo a redes elétricas nem em dias quentes, secos ou com ventos fortes, pois é mais fácil perder o controle do fogo, ocasionado um incêndio e colocando outras áreas em risco.

Outra dica é não colocar fogo em lixos em terrenos com vegetação, porque como todos já sabem, pode ocasionar grandes incêndios. E por hipótese alguma se deve soltar fogos de artifícios próximos de reservas florestais e ou mesmo em área com vegetação seca. Também a recomendação é ficar de olho na criançada, nunca as deixar brincarem com fósforos e isqueiros, por conta do risco, que é sempre grande.

ÁREA COM FOGO

O Corpo de Bombeiros Militar recomenda, se afastar do local do incêndio para um local seguro e ligar imediatamente para o órgão, porque o incêndio pode se propagar rapidamente, causando danos à flora e a fauna e alcançando redes elétricas e residências próximas.

Se existir suspeitas de incêndios criminosos devem ser denunciadas por se tratar de crime ambiental. Esses são procedimentos de segurança básicos em casos de incêndio em residências e em vegetações. “Contudo, existem diversos cenários de incêndio, que impossibilitam generalizar o comportamento de segurança acima descrito. Por isso, em caso de emergência ligue para o Corpo de Bombeiros Militar o mais rápido possível, através do telefone 193”, ressalta a corporação.

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França