Após relatos sobre o aumento de casos de automutilação entre crianças e adolescentes, constatados pelo Conselho Tutelar no município de Boca da Mata, a defensora pública Lidiane Monteiro promoveu uma reunião, nessa segunda-feira (27), com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Educação e do Conselho Tutelar, com a finalidade de estabelecer medidas para garantir acompanhamento dos jovens e prevenir novos casos.

Na reunião, ficou estabelecido um fluxograma de atendimento para os casos de automutilação, de forma que os episódios constatados no Município sejam, imediatamente, encaminhados para a rede especializada, que engloba o CAPs e rede de atenção primária, em que cabe fornecer acompanhamento psicológico, psiquiátrico, assistência social, terapeuta ocupacional à criança e ao adolescente, tendo em vista a necessidade de cada caso.

Os órgãos se comprometeram, ainda, a estudar novas formas eficazes de combater o aumento de casos e manter a funcionalidade do fluxograma.

A Defensoria Pública seguirá acompanhando a situação visando salvaguardar a saúde física e psicológica das crianças e adolescentes.

Por Pâmela de Oliveira | Portal Gazetaweb.com