Os foliões com o propósito de curtir o carnaval nos balneários do Litoral Norte precisam ter muita paciência para chegar ao destino. Isto porque um enorme congestionamento se forma desde o sábado (22), sobretudo durante o dia, no trecho entre os bairros de Cruz das Almas e Jacarecica. Nesta segunda-feira (24), os transtornos continuam.

O problema é antigo e só piora a cada ano que passa. O governo de Alagoas iniciou, há mais de três anos, a obra de duplicação da rodovia AL-101 Norte, mas os trabalhos estão lentos e longe de serem encerrados.

Quem passa por ela [pela via], quase não vê movimentação de máquinas funcionando para abrir a estrada nova, que, certamente, destravaria o trânsito na região.

A construção do viaduto de Jacarecica até tinha um propósito de melhorar o tráfego, mas sem a duplicação o equipamento fica obsoleto. Só com 1,6 km de duplicação da rodovia até agora, o fluxo estrangula no começo da AL-101 Norte, já saindo de Jacarecica.

Sem alternativas, os motoristas que querem curtir as praias do litoral precisam esperar horas para sair do congestionamento. A situação é ainda mais delicada nos feriadões, quando boa parte dos maceioenses opta pelo lazer nos balneários.

O retorno à capital também testa a paciência dos condutores. Se não tiverem como pegar a AL-105, que liga o município de São Luís do Quitunde ao Benedito Bentes, ou mesmo a Eco Via Norte, eles terão que, obrigatoriamente, enfrentar o trânsito parado da AL-101 Norte até chegarem em Jacarecica.

Por Thiago Gomes | Portal Gazetaweb.com