Brasília – Em recesso pelo Carnaval, descansando no litoral paulista, o presidente Jair Bolsonaro avalia o desempenho do ministro da Economia, Paulo Guedes , cercado de dúvidas.

É que a economia não decolou e o governo entra no seu segundo ano de mandato sem dar resposta satisfatória, capaz de embalar o mercado. Até agora permanece o marasmo.

Os empregos que deveria ser criados com as reformas trabalhista e da previdência ficaram na imaginação e agora fala-se que o crescimento virá com as reformas tributárias e administrativas.

Mas, parece discurso de quem quer ganhar tempo e aí já se comenta entre aliados do governo no Congresso Nacional, que o presidente só espera pelas respostas positivas até julho, ou seja, se até lá o ministro Paulo Guedes não atingir as metas de crescimento que prometeu, ele será substituído.

Será uma substituição traumática, que pode afetar o mercado e causar mais insegurança. O presidente Bolsonaro foi alertado sobre esse risco, embora todos em torno do presidente concordem que é urgente dar uma resposta positiva da economia à sociedade.

O ministro da Economia virou o calo do governo, que precisa dar uma resposta capaz de embalar a sociedade e retomar a euforia no país, mas Paulo Guedes não tem sido capaz de fazer isso..

O prazo de validade do ministro, estipulado até julho, já está contando.

BLOG DO BOB/ROBERTO VILLANOVA
GAZETAWEB