Depois da circulação de um vídeo convocando a população para um ato em prol do governo e em protesto contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), disparado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido), representantes da bancada federal alagoana criticam a forma como o chefe maior do país vem conduzindo a sua gestão.

Ouvido pela Tribuna, o deputado Paulão (PT) afirma que é grave a crise entre os poderes Executivo e Legislativo provocado pelo presidente da república. “Quando o próprio presidente admite que fez a convocatória e faz uma incitação contra o Poder Legislativo e o Poder Judiciário, caracteriza um crime que fere de morte a Constituição Federal, já que no artigo 2º ela afirma que os poderes são harmônicos e independentes”, aponta o parlamentar.

Pelo Twitter, o senador e ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB) afirmou que Bolsonaro é um monstro e não há mais disfarces. “Caíram todos os disfarces, a cara medonha do monstro está exposta. Bolsonaro quer fazer seu próprio incêndio do Reichstag”, afirma o senador. Parlamentares alagoanos ouvidos pela Tribuna são enfáticos na defesa do Congresso Nacional, do STF e dos poderes constituídos pela democracia brasileira.

Para o senador Rodrigo Cunha (PSDB), Jair Bolsonaro dá sinais que o caminho escolhido é o do confronto. “O caminho reiterado em diversas ocasiões por Bolsonaro, de entrar em rota de colisão com o Legislativo e o Judiciário vai contra a própria democracia, cujos pilares de sustentação são justamente a independência e autonomia dos três Poderes. A nossa democracia é robusta, pois prevê um sistema de pesos e contrapesos. Ou seja, caso um dos Poderes extrapole as suas atribuições, os outros dois podem soar o alarme e adotar medidas de contenção. Quando atiça à população contra o Legislativo e o Judiciário, o presidente flerta com o autoritarismo e joga contra o governo, que depende do Congresso para avançar com a agenda para o país”, afirma o senador tucano.

“FAZ PARTE”

Segundo o deputado federal JHC (PSB) protestos são legítimos na democracia. “Este é um momento político novo, diferente do que a realidade brasileira conhecia. Esses movimentos, embora reprováveis em seus excessos, são legítimos do ponto de vista da livre manifestação”, diz JHC.
“Qualquer ataque ao Congresso é descabido”

Para o líder da bancada federal alagoana, o deputado Marx Beltrão (PSD), é preocupante a forma como os ânimos políticos estão sendo exaltados em Brasília.

“As instituições democráticas precisam ser respeitadas. O Congresso Nacional é a caixa de ressonância da sociedade e qualquer ataque contra esta instituição é inaceitável. “Neste momento, é necessário que os ânimos não se exaltem e que a democracia seja mantida como nosso pilar. Por isso, acredito que qualquer ataque ao Congresso Nacional é descabido e não pode ser aceito”, defende Marx Beltrão em entrevista à Tribuna.

IMPEDIMENTO

Segundo o deputado Paulão (PT), a atitude de Jair Bolsonaro pode provocar o impedimento do presidente por ferir a Constituição Federal. “Juristas com estatura como o ex-procurador-geral da República, Claudio Fontana, e o ex-ministro do STJ [Superior Tribunal de Justiça], Gilson Dipp, entendem que com esta incitação de conflito entre os poderes o presidente fere a constituição e da margem a um processo de impeachment”, aponta o deputado.

Para Paulão, é grave quando um general da reserva, o general Heleno, que hoje é assessor do presidente, faz uma colocação rasteira e baixa contra o Poder Legislativo. “Isto é muito grave. O que está em jogo agora é a defesa do Estado Democrático de Direito. Na verdade, a postura do Bolsonaro começa a plantar sementes do protofascismo e isto é muito grave”, finaliza o parlamentar da oposição em contato com a reportagem da Tribuna.

Fonte: Tribuna Independente / Jairo Silva