A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) fiscaliza o comércio ilegal em trens e Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs) de Alagoas. Em muitos deles, os vendedores ambulantes aproveitam a movimentação para buscar a sobrevivência.

“O desemprego está grande. Tenho dois filhos, tenho minha esposa. A gente mora só aqui, não tem família, meu aluguel venceu ontem e tô aqui nessa luta de novo”, disse o ambulante Lucas dos Santos.

A Companhia lembra que essa prática é proibida por uma lei federal. “Existe um decreto lei 1.832 que regulamenta operações ferroviárias e nele está expresso que é proibido comercializar mercadorias dentro das composições ferroviárias”, explicou a gerente operacional da CBTU, Morgana Lins.

Uma equipe de fiscalização da CBTU está orientando os ambulantes sobre a proibição. Por enquanto, a ação é educativa. “É uma intenção da CBTU conscientizar, orientar e pedir para se retirar”, disse Morgana.

Quem depende das vendas concorda que é preciso organizar o espaço. “se falasse com os outros para entrar uma ou duas pessoas em cada trem seria melhor, mas como todos estamos precisando”, disse o ambulante Fernando Feitosa.

Apesar de ser proibido, há passageiros que não se incomodam com a presença dos ambulantes.

“Eu acho errado essa lei, acho melhor eles venderem as coisas deles porque eles precisam”, comentou a faxineira Josefa Vieira.

Por AL1 | Portal Gazetaweb.com