O trecho que dá acesso à Rua General Hermes, no centro de Maceió, vai permanecer interditado como medida de precaução após o desabamento de parte do teto do Museu de Arte Sacra Pierre Chalita (MAPC), ocorrido na manhã do último sábado (29). Agentes da SMTT [Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito] foram mobilizados para reforçar o bloqueio na manhã desta segunda-feira (2).

A interdição foi recomendada pela Coordenadoria de Defesa Civil Municipal, durante inspeção feita quando o incidente aconteceu e deve durar até que uma nova análise da estrutura física do prédio seja feita pelos técnicos do órgão.

A assessoria de comunicação da SMTT informou que, no fim de semana, alguns condutores desavisados retiraram as placas do local que avisavam do bloqueio da via e liberaram o trânsito por conta própria. No entanto, devido à instabilidade do edifício, a sinalização vai ser reforçada no começo desta semana.

Agentes da SMTT, conforme informou a assessoria, permanecerão na área para evitar que veículos circulem até que a interdição dure.

Enquanto isso, o fluxo para quem pretende transitar pela região pode ser desviado pela Rua José Bonifácio, que fica por trás do museu. Seguindo por esta via, os motoristas terão acesso à Rua General Hermes um pouco mais à frente.

Após o desabamento do teto, as paredes do MAPC apresentaram rachaduras em toda a fachada. Com a queda do forro, várias artes foram quebradas. Como era fim de semana, ninguém estava no prédio.

Durante a manhã desta segunda-feira, engenheiros da Defesa Civil retornaram ao local para reavaliar a estrutura. Eles adiantaram que ainda há riscos de desabamentos secundários e que mantiveram contato com a gestão do museu para cobrar um serviço de inspeção.

Por Thiago Gomes | Portal Gazetaweb.com