O desgaste do Edifício Palmares, antigo prédio do INSS, no Centro de Maceió, é perceptível para quem passa pelo local. Em janeiro deste ano, o Ministério Público do Federal (MPF) entrou com uma ação pública no Tribunal Regional Federal de Alagoas (TRF) para que o INSS executasse as medidas urgentes para a interdição, demolição ou revitalização da construção.

Na semana passada, o MPF realizou uma reunião com representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e de pesquisadores de uma universidade particular que encaminharam um projeto de revitalização.

O projeto pretende que, caso seja aprovado, o edifício se transforme em moradia para trabalhadores que precisam de um local de apoio no Centro de Maceió.

Segundo a procuradora do Ministério Público Federal (MPF), a criação do espaço público beneficiaria os cidadãos alagoanos. Ela também ressaltou que, caso o projeto seja aprovado, é necessária a realização de obras por parte do INSS, como o fechamento dos espaços onde ficavam os elevadores e escadas e a restauração da estrutura, evitando acidentes e preservando a segurança dos indivíduos que circulam na região.

Uma das criadoras do projeto, Audacinia Souza, explicou que a ideia é aprimorar o potencial construtivo de prédios públicos como esse, “dentro das opções que encontrados no patrimônio público, o escolhido pelo projeto foi o prédio do INSS”.

Alunos de uma universidade particular da capital também participaram da idealização, como parte de uma pesquisa de campo.

Para Kadiel Lucas, aluno de arquitetura, o projeto poderia transformar a dinâmica urbana da região “A habitação é um dos pontos mais importantes para que se alcance o povoamento do bairro”, afirmou.

A proposta já foi encaminhada para o Município e aguarda a decisão.

Por Portal Gazetaweb, com TV Gazeta