A prefeitura de São Sebastião, município do Agreste Alagoano, foi autuada nesta terça-feira (3) em R$ 33.264,53 por descarte irregular de lixo hospitalar na Casa Maternal Nossa Senhora da Penha. As denúncias foram recebidas pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) pelo aplicativo IMA Denuncie.

O material descartado pelos hospitais deve ser armazenado em local adequado até ser encaminhado para um ponto seguro. Na maternidade, de responsabilidade do município de São Sebastião, o material era colocado em sacolas plásticas jogadas no chão. O material deve ser armazenado em tonéis.

A unidade tinha os tonéis, mas parte do lixo estava nas sacolas, em uma área separada e sinalizada como de armazenamento de material tóxico. A exposição é uma infração ambiental e pode acarretar risco à saúde dos pacientes e funcionários da unidade.

Além da multa, o IMA também intimou a Prefeitura de São Sebastião a informar para onde foram destinados os resíduos sólidos sob sua responsabilidade nos últimos 3 meses.

Por Luan Oliveira com assessoria