A crise hídrica tem levado muitos municípios da Região Norte a buscarem diversas alternativas para manter a distribuição de água para a população. As cidades do Litoral Norte, e povoados que se encontram á beira mar, apesar de terem rios com grande volume de água passando ou desaguando em seu território, são os que mais sofrem com a falta do produto, pois dependem, na maioria das vezes, de riachos com pouco volume de água ou de poços artesianos e de cacimbas, que não passam pelo tratamento adequado para o consumo humano.

Pelo menos esse problema esta sendo resolvido para as dezenas de famílias do povoado do Riacho, em São Miguel dos Milagres. É que em um quintal de terra batida, simples, na rua de paralelepípedos que dá acesso a parte alta, logo no inicio do povoado, foram necessários somente alguns estudos para descobrir, a 40 metros de profundidade, um tesouro: água potável de excelente qualidade. A prefeitura municipal agiu rápido, contratou uma empresa especializada em perfurações de poços e dentro de mais alguns dias vai distribuir água para mais de 500 pessoas que residem no povoado.

O novo poço foi encontrado dentro de um quintal, na rua da subida para a parte alta do povoado, a 40 metros de profundidade. Os primeiros testes verificaram uma água de excelente qualidade. A fase de instalação dos equipamentos foi quase que imediata e as primeiras perfurações não encontraram nenhum obstáculo, como rochas, por exemplo. Depois de um mês de perfuração se chegou ao lençol freático. A fase agora e instalar uma bomba submersa que vai trazer a água para a superfície, para depois entrar na tubulação que vai levar o precioso liquido até as residências dos mais de 500 moradores do povoado.

O prefeito de São Miguel dos Milagres, Rubens Ataíde, que herdou um grave problema de desabastecimento de água, com o riacho Toá, o único que abastece a cidade, quase secando, fez vários investimentos nos últimos anos para tentar resolver o problema dos povoados com mais população, como Porto da Rua e São Miguel dos Milagres, realizando inclusive, a transposição de água de uma fonte bem maior para o pequeno riacho Toá. ´´Agora, com esse poço, pelo menos no povoado do Riacho a falta de água é coisa do passado. Vamos procurar novas fontes de água para não termos mais esse problema´´, afirmou o prefeito.

Fonte: Tribuna Hoje / Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte