Vários estudos provaram que o exercício físico é bom para a saúde mental. A atividade física contribui para o bom funcionamento do cérebro, evita sua deterioração e tem efeitos magníficos nas habilidades cognitivas.

A prática regular de atividade física é um fator decisivo para o bem-estar humano. Está provado que o exercício físico oferece muitos benefícios para a saúde mental, e boa parte da nossa saúde psicológica e orgânica depende da saúde desse órgão. Por isso, se exercitar é quase uma obrigação se quisermos manter uma vida saudável.

Há evidências suficientes de que o exercício é bom para a saúde do cérebro, pois retarda o envelhecimento e ajuda a prevenir doenças graves, Um grupo de cientistas da Universidade de Western Sydney e da Universidade de Manchester publicou um estudo sobre isso na revista NeuroImage. Segundo a pesquisa, algumas áreas do cérebro diminuem 5% a cada década após os 40 anos. No entanto, essa porcentagem é menor nas pessoas que fazem exercícios, e pode até chegar perto de zero.
Pai e filho jogando bola
O exercício é benéfico em todas as idades e pode ser praticado em família.

Benefícios fisiológicos e cognitivos do exercício físico

Uma das principais razões pelas quais se exercitar é bom para a saúde do cérebro é o fato de que este hábito ajuda a gerar mais neurônios. Durante muito tempo, acreditava-se que o cérebro não era capaz de gerar novas células, mas hoje sabemos que é. Este processo é chamado neurogênese.

Uma das áreas do cérebro envolvidas na neurogênese é o hipocampo. Um experimento conduzido pelo Dr. Joseph Firth com 737 pessoas verificou que o exercício aeróbico regular aumentou o tamanho do lado esquerdo do hipocampo. Isso favorece a formação de novos neurônios.

Outros benefícios do exercício são os seguintes:

Manutenção da massa cinzenta: A massa cinzenta é responsável pela transmissão de dados e agilidade mental. Ela se deteriora com o passar dos anos, mas ficou provado que quem se exercita a mantém mais densa e completa, apesar da idade.
Melhora das funções executivas: Essas funções nos permitem executar tarefas e resolver problemas complexos.
Aumento da concentração: Vários estudos mostram que quem pratica exercícios se concentra mais facilmente.
Maior flexibilidade cognitiva: A flexibilidade tem a ver com a capacidade de passar de uma tarefa para outra com mais facilidade. A atividade física aumenta essa capacidade.
Melhora da memória de longo prazo: Um estudo mostrou que aqueles que se exercitam antes de memorizar um texto retêm mais informação do que aqueles que não praticam atividade física.
Retarda o envelhecimento do cérebro: Há pesquisas que comprovam que aqueles que se exercitam regularmente aumentam o volume do hipocampo cerebral em 1% a 2%, após 30 anos.

Saiba mais: O que é neuroplasticidade?

Benefícios do exercício físico para a saúde emocional
Mulher meditando
As emoções são afetadas pela prática de exercício. Quando nos exercitamos, o cérebro é inundado por substâncias que geram sintomas de satisfação.

Como se tudo isso não bastasse, também ficou provado que o exercício físico traz muitos benefícios psicológicos e emocionais. A saúde mental é um dos componentes mais importantes do bom funcionamento cerebral, e a atividade física ajuda a melhorá-la e mantê-la.

Estas são algumas das razões pelas quais se exercitar é bom para a saúde emocional:Um grupo de cientistas da Universidade de Western Sydney e da Universidade de Manchester publicou um estudo sobre isso na revista NeuroImage. Segundo a pesquisa, algumas áreas do cérebro diminuem 5% a cada década após os 40 anos. No entanto, essa porcentagem é menor nas pessoas que fazem exercícios, e pode até chegar perto de zero.
Pai e filho jogando bola
O exercício é benéfico em todas as idades e pode ser praticado em família.

Não deixe de ler: Hipertensão: saiba como mudar os hábitos

Benefícios fisiológicos e cognitivos do exercício físico

Outros benefícios do exercício são os seguintes:

Benefícios do exercício físico para a saúde emocional
Mulher meditando

Estas são algumas das razões pelas quais se exercitar é bom para a saúde emocional:como o Alzheimer. Da mesma forma, tem um impacto decisivo no bom humor e na qualidade de vida.
Fazer exercício é bom para a saúde do cérebro

Em primeiro lugar, se exercitar é bom para a saúde do cérebro porque o cérebro depende fortemente do sistema cardiovascular. Este último, por sua vez, funciona muito melhor quando praticamos atividade física regularmente. A saúde cardiovascular tem um impacto direto na saúde do cérebro.

Existem vários estudos que mostram uma relação entre a prática frequente de exercício e um menor risco de sofrer de doenças neurodegenerativas. Da mesma forma, foi comprovado que a atividade física melhora várias funções cognitivas e traz benefícios psicológicos.

R7.COM