Em apenas 3 anos de mandato, o Prefeito Padre Eraldo revolucionou o setor agrícola de Delmiro Gouveia. Antes, a cidade era dependente de todo o tipo de frutas e hortaliças para o abastecimento de suas feiras livres e o comércio local.

Com capacitação dos pequenos produtores rurais e parcerias importantes, como a Embrapa e Instituto Terra Viva, a realidade na zona rural é outra.

Os pequenos produtores rurais agora comercializam não só para Delmiro Gouveia, como para cidades vizinhas. As terras antes vazias, agora formam um cenário colorido, com plantações de melancia, abóbora, tomate, alface, umbu e diversas outras culturas.

Na última quinta-feira, 05 de março, a Secretaria Municipal de Agricultura realizou a 1ª Feira da Agricultura Familiar do município, reunindo 10 associações rurais no centro da cidade.

No local foram oferecidos produtos orgânicos, agroecológicos e mudas de frutíferas e ornamentais e, a partir de agora, a feira entra no calendário mensal das ações da Secretaria, sendo realizada em todas as primeiras quintas-feira de cada mês.

Para o Prefeito Padre Eraldo, esta é a grande demonstração da transformação que está acontecendo na zona rural do município.

“Transformamos a realidade do produtor rural em Delmiro Gouveia. Em apenas 3 anos, estamos acompanhando a melhoria da qualidade de vida das famílias que produzem os alimentos que abastecem os lares delmirenses e que também são enviados para outros estados. A capacitação trouxe melhoria de renda e a geração de novas oportunidades para os agricultores. Este é o compromisso de uma gestão que sempre esteve pautada no desenvolvimento estruturante do município. É assim que estamos trabalhando e construindo uma Delmiro Gouveia, muito melhor para a nossa gente!”, destacou o Prefeito Padre Eraldo.

Através da parceria firmada com a Embrapa, inédita no estado de Alagoas, estão sendo realizados diversos momentos de capacitação com os pequenos agricultores.

Durante esta semana cerca de 50 produtores rurais participaram de um treinamento oferecido pelos técnicos da Embrapa. Eles estão sendo capacitados para a produção de Galinha Caipira. Em breve o município irá receber 3 chocadeiras que irão fazer parte do processo produtivo e, assim, desenvolver mais uma atividade produtiva para as famílias.

Fonte: Assessoria / TRIBUNA HOJE