O município de Passo do Camaragibe, um dos maiores em extensão territorial do Litoral Norte e que possui duas características distintas para o desenvolvimento do turismo, o de praia, pois possui algumas das mais belas da Rota Ecológica e o rural, com suas suaves colinas verdejantes, é uma região belíssima, que mescla a beleza do campo com a proximidade do litoral, além da grande diversidade de ecossistemas, com rios, lagoas, manguezais e praias desertas.

No quesito turismo de praia, a de Marceneiro é extensa e boa para caminhadas, tem vastos coqueirais, barreiras de recifes e mar que varia entre tons de verde e azul. Uma das poucas praias do Litoral Norte com acesso por estrada de paralelepípedo. Na maré baixa, a paisagem fica especialmente bela. Dá para curtir longas caminhadas mar adentro e banhos em pequenas piscinas naturais de águas mornas. Suas águas cristalinas são um convite irrecusável ao mergulho. O mar exibe pequenas ondas tornando a prática do surf ideal para iniciantes. No local há algumas belas pousadas e casas de veraneio, mas sem estrutura de barracas. É recomendado levar sua comida e bebida, mas seja educado e não deixe lixo na praia. O prazer de desfrutar dessa praia maravilhosa, de areias finas e douradas, é inexplicável. A praia de Marceneiro proporciona aos turistas sossego, momentos de reflexão e de muita diversão.

Os visitantes da Praia de Barra de Camaragibe se encantam com as belezas naturais do lugar. Tem a foz do Rio Camaragibe, manguezais, além de um mar exuberante de recifes de corais. Conta com faixa de areia clara e fofa, o mar é calmo e de água meio turva. Mas o que torna esta praia especial é o encontro do Rio Camaragibe com o mar. Dá para passar o dia boiando em águas mornas e apreciando a riqueza dos manguezais que cercam a foz. É propício para o banho, inclusive para crianças e idosos, além de favorecer a prática de esportes náuticos como vela e stand up paddle. Cercada por coqueiros e belas árvores, essa praia pode ser vista como o cenário ideal para um ótimo dia na praia, principalmente para os amantes da natureza. Possui pousadas, mercadinhos e restaurantes.

Praia dos Morros

Deserta, paradisíaca, cinematográfica e a menos conhecida e explorada de toda a Rota Ecológica dos Milagres. Assim se apresenta a Praia dos Morros, a mais famosa e bela do município de Passo de Camaragibe, que é uma verdadeira perfeição para quem quer desfrutar de momentos tranquilos em meio a uma paisagem de tirar o fôlego. Mas conhecer esse cenário tem seu preço, porque fica numa região de difícil acesso, mas essencial para ser visitada, afinal como a mais bonita do município, merece o grau de dificuldade.

O acesso pode ser feito por uma estrada de barro, sem sinalização, partindo da rodovia AL 101, logo depois da Barra de Santo Antônio: pela antiga estrada do Coco, passando pela Ilha da Croa ou pelas estradas dos canaviais, antes do centro da cidade do Passo. Também tem o acesso pela Praia de Barra de Camaragibe onde é feita a travessia de jangada pelo rio.

Falésias e morros designaram nome da praia

A ponta norte da Praia dos Morros se inicia com o Rio Camaragibe que esbanja algumas paisagens encantadoras. Depois o cenário dá lugar a um imenso coqueiral. Partindo com destino ao sul da praia, o cenário aponta no horizonte as pedras com características vulcânicas, as falésias e os morros que designaram o nome da praia. Na maré alta, as pedras ficam submersas, formando espécies de aquários. A praia está numa centenária fazenda particular onde há uma bela igrejinha, que dizem ter sido construída pelos holandeses.

Praticamente intocada, com pouca estrutura, só o som natural do barulho do mar e do vento. A tranquilidade reina absoluta nas águas mansas, mornas e cristalinas, nas piscinas naturais e na vegetação daquilo que ainda resta de Mata Atlântica.

Depois das falésias e dos morros, vem outra praia belíssima, a praia da Pedra da Cebola, que é a continuação da Praia de Carro Quebrado e conserva as mesmas características da famosa praia: ampla e cercada de falésias de diferentes tons. A orla, com muitas pedras, fica inacessível na maré cheia. Não há sinalização de acesso.

História

Passo de Camaragibe está localizado na Costa dos Corais entre Maceió e Recife. Recortada por manguezais e com belas paisagens, a pequena cidade encanta por manter ainda prédios históricos em ótimas condições. O pequeno povoado se formou às margens do rio Camaragibe e em torno de uma igreja, por isso, sua primeira denominação foi Matriz de Camaragibe.

No entanto outro povoado surgiu no ponto em que o rio tinha menor profundidade. O movimento intenso por causa dos comerciantes que vinham da capitania de Pernambuco para utilizar os armazéns de embarque conhecidos como “passos”- fez com que a sede administrativa fosse transferida de Matriz para Passo de Camaragibe.

Após a invasão holandesa e morte de Calabar, Passo de Camaragibe se tornou um ponto estratégico, ideal para as comunicações entre o Norte e o Sul.

Além disso, Passo de Camaragibe é a cidade natal do literário Aurélio Buarque de Holanda. Mas são as praias, em sua maioria selvagem, que atraem inúmeros turistas. Entre as mais visitadas estão: a Praia da Barra de Camaragibe, Marceneiro e dos Morros, emolduradas por coqueirais.

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte