Entre as medidas adotadas pela instituição estão a suspensão do atendimento no ambulatório geral, exceto para casos que necessitem de atendimento inadiável (não de emergência), como, por exemplo, os pacientes de oncologia, o cancelamento de todas as cirurgias eletivas que possam ser postergadas sem que haja prejuízo para o paciente e a suspensão de visitas aos pacientes internados no hospital.

“As medidas vêm sendo adotadas por outros hospitais, dentro e fora do Brasil, para diminuir o número de pessoas circulando dentro das casas de saúde. O paciente poderá ter um acompanhante, como previsto na legislação, mas o contato com outros familiares e amigos só poderá ser mantido por meio de um canal disponibilizado pela Santa Casa de Maceió”, disse o diretor médico da instituição, Artur Gomes Neto.

A Visita Virtual é uma ferramenta que permite o envio de mensagens para os pacientes internados na Santa Casa de Maceió. Os interessados em se comunicar com estes pacientes devem acessar o site da instituição (http://www.santacasademaceio.com.br/visita-virtual/), preencher os campos solicitados e enviar a mensagem.

Diante da grande procura pela Emergência do hospital, o gestor alertou que é preciso ter calma e tentar reconhecer os sintomas que necessitam deste tipo de atendimento. “O risco de quem tem apenas um resfriado ou uma gripe comum é de se contaminar com quem está na Emergência e tem coronavírus. Devemos ser prudentes, seguir as recomendações do Ministério da Saúde e redobrar os cuidados com higiene, além de fazer o isolamento recomendado. Caso os sintomas piorem, aí sim, deve-se procurar assistência médica”, disse Artur Gomes Neto.

O cuidado redobrado da instituição também se baseia nos números progressivos da doença no Brasil. Até a sexta-feira (20), 647 casos foram confirmados pelas secretarias estaduais e 8 mortes registradas. Em Alagoas, na última quarta-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que mais três casos da Covid-19 foram confirmados por diagnóstico laboratorial, realizados na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Por Gazetaweb, com assessoria