Das 7h de ontem até as 7h desta quarta-feira (1º), novas 54 denúncias foram atendidas pela Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) referentes ao não cumprimento do Decreto de Situação de Emergência do Governo, que traz medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). A PM averiguou informações sobre funcionamento irregular de estabelecimentos alimentícios, instituições religiosas e prestadores de serviço em todo o estado. Além disso, dez pessoas foram presas por diferentes crimes.

A fiscalização sobre o cumprimento do decreto tem sido realizada por 709 militares, divididos em 240 viaturas, em todo o território alagoano. Quando a guarnição constata que o estabelecimento se encontra aberto, o proprietário é orientado para que o feche. Em caso de negativa, o indivíduo poderá ser autuado pelos crimes de desobediência e por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Ambos estão previstos no Código Penal.

Nas últimas 24 horas citadas, a PM checou informações sobre o funcionamento irregular de estabelecimentos de gênero alimentício, instituições religiosas e prestadores de serviço.

A polícia também prendeu, ao todo, dez pessoas por diferentes crimes. Destas, três foram por Maria da Penha, três por tráfico de drogas, uma por roubo, uma por posse ilegal de arma de fogo e outra por porte ilegal de arma de fogo. Três quilos de maconha e duas armas de fogo foram apreendidos, além de um simulacro.

Caso perceba qualquer irregularidade referente ao descumprimento do Decreto Emergencial, a população deve denunciar por meio dos números 181 [Disque-Denúncia] ou 190.

Por Victor Lima, com informações da PM/AL

FOTO: Polícia Militar de Alagoas