A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), publicou, no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (2), uma portaria de caráter emergencial que prevê a disponibilização imediata de 224 leitos hospitalares em hospitais contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Rede Assistencial de Saúde de Maceió, para o atendimento de pessoas já diagnosticadas com Covid-19 ou em suspeita.

No documento, a SMS destaca que todos aqueles prestadores de serviços de saúde que estiveram presentes na reunião gestora da Saúde, no último dia 19, devem executar disponibilização de leitos clínicos e de UTI de forma imediata para as unidades de saúde que solicitarem, obedecendo a todos os critérios colocados pela SMS.

As unidades de saúde que poderão solicitar os leitos são as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche da Barra e do Benedito Bentes, o Hospital Geral do Estado (HGE), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Maceió e Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde.

Todas as unidades deverão obedecer critérios e seguir protocolos para ter acesso aos leitos para tratamento de Covid-19. Os critérios se referem à identificação de todos os sintomas relacionados ao coronavírus, em pessoa de qualquer idade.

Ao todo, serão oito hospitais que disponibilizarão leitos, sendo 50 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes mais graves e 174 leitos clínicos para pacientes com sintomas mais brandos, totalizando 224 para tratamento de Covid-19, em Maceió.

Fonte: Assessoria / TRIBUNA HOJE