Em meio à pandemia do novo Coronavírus e às medidas de isolamento adotadas pelo governo estadual para tentar conter o avanço do Covid-19, o maior hospital público do interior de Alagoas registra, pela segunda semana, uma redução significativa no número de atendimentos.

Referência em traumas de média e alta complexidade, principalmente a vítimas de acidentes de trânsito, o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, recebia uma média diária de 120 pacientes por dia.

Mas nas duas últimas semanas, essa média foi reduzida para 80 assistências médicas diárias, ou seja, 35% a menos do que era registrado antes. Na última quinta e sexta-feira (27) até a noite do domingo (29), o HEA, que é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), contabilizou 277 atendimentos no período.

Na semana anterior, o hospital recebeu 330 pessoas com diferentes tipos de traumas, sendo 87 vítimas de acidentes no trânsito e, desse total, 79 assistências a pessoas que tiveram ferimentos provocados por quedas e colisões de motos.

No levantamento realizado neste fim de semana, o HEA atendeu 57 vítimas de acidentes no trânsito.

Desse total, 51 pessoas sofreram quedas e colisões de motos, o que representa uma redução da ordem de 35% em relação ao mesmo período da semana anterior.

Fonte: Tribuna Independente / Davi Salsa

(Foto: Davi Salsa)