Para evitar o contágio do novo coronavírus, a Prefeitura de Arapiraca começou a primeira etapa de higienização das ruas e espaços públicos da cidade nessa terça-feira (31). O próximo passo é limpar Unidades Básicas de Saúde, o Centro Administrativo Municipal, o Mercado Público e os pontos de ônibus.

Segundo o secretário da Secretaria da Saúde, Élio Cavalcante, o produto utilizado pelos profissionais é o quaternário de amônia de quinta geração – também usado no combate à doença na China, que registrou os primeiros casos em Wuhan, província de Hubei.

“É um produto também muito utilizado na sanitização de hospitais, liberado pela Anvisa e produzido por um laboratório de Pernambuco. A ação começou pelas ruas do Centro, mas avança para outros espaços públicos com maior fluxo de pessoas”, disse o secretário.

A proposta foi apresentada pelo prefeito Rogério Teófilo e secretários municipais na semana passada. Para ele, a ideia “é reduzir as chances da população ser contaminada pelo vírus, que tem obrigado a mudar a rotina e adotar medidas de segurança para impedir o avanço da pandemia” (sic).

O trabalho acontece por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos e a empresa arapiraquense Coagro, que forneceu o equipamento para a higienização.

* Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Arapiraca.

Por Rayssa Cavalcante* | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Genival Silva/Prefeitura de Ar