Por meio de um comunicado, a Arquidiocese de Maceió informou, nesta sexta-feira (3), que as celebrações do Domingo de Ramos, da Semana Santa e da Páscoa do Senhor não terão público presencial para evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

O documento ressalta ainda que as missas deste período acontecerão apenas na Catedral Metropolitana de Maceió e na Igreja Matriz de cada paróquia, com equipe sem pessoas do grupo de risco. Além disso, lembra que toda e qualquer celebração permanece suspensa por tempo indeterminado para cuidar da vida e da saúde dos fiéis e paroquianos.

“A celebração da Páscoa (o Tríduo Pascal inteiro, que inicia com a Missa ‘da Ceia do Senhor’, na Quinta Feira Santa) não se suprime nem se adia, mas deve ser feita nas condições possíveis e nos dias previstos. Aconselho aos sacerdotes transmitirem as celebrações para os paroquianos. Se houver a necessidade de alguns (poucos) ajudantes, indispensáveis nas celebrações, cuidar que não sejam do ‘grupo de risco'”, diz trecho.

O comunicado recomenda que, se possível, as missas devem ser transmitidas através das redes sociais ou dos meios de comunicação. “As Paróquias que não puderem realizar as celebrações, aconselhem aos fiéis a acompanharem as celebrações que serão transmitidas pelas redes católicas de televisão e rádio, especialmente pelas redes sociais da Arquidiocese que irão transmitir as celebrações da Catedral com o Arcebispo metropolitano.”

Confira abaixo os horários da celebrações:

Na Catedral Metropolitana de Maceió (PORTAS FECHADAS)

Domingo de Ramos – às 9h

Quinta-feira Santa – às 17h

Sexta-feira Santa – às 15h

Sábado Santo – às 19h

Na Capela particular da Residência Episcopal

Sexta-feira Santa – 18h (Via Sacra da CF-2020)

Domingo de Páscoa – às 10h

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor (05/04/2020)

Na Igreja Catedral, seja celebrado seguindo a segunda forma prevista no Missal Romano. Nas Igrejas Matrizes, seja adotada a terceira forma (p. 229 do Missal); os padres celebrem em privado, sem bênção, nem procissão de ramos, mas motivem os fiéis como orientou a CNBB para a celebração do Domingo de Ramos.

Segunda-feira, Terça-feira e Quarta-feira (06, 07 e 08/04/2020)

As celebrações de piedade popular podem ser realizadas segundo o artigo 2º e aconselhamos, vivamente, a programação de tais momentos para os dias 14 e 15 de setembro, respectivamente Festa da Exaltação da Santa Cruz e Memória de Nossa Senhora das Dores.

Missa do Crisma (09/04/2020)

Será celebrada na Igreja Catedral em tempo oportuno. A distribuição dos santos óleos e do novo diretório para os sacramentos será posteriormente comunicada ao clero. Por isso, sejam utilizados os santos óleos do ano anterior.

Missa da Ceia do Senhor (09/04/2020)

O Rito do Lava-pés seja omitido. Ao término da Missa, omita-se a procissão silenciosa e o Santíssimo Sacramento seja conservado no sacrário. Os padres celebrem em privado e transmitam ao povo de suas paróquias. Omitem-se o “Lava-Pés” e a Adoração Eucarística presencial. Mas recomenda-se a adoração e a oração do próprio Padre diante da Eucaristia colocada no tabernáculo (não no ostensório!).

Sexta-feira da Paixão (10/04/20)

O rito do beijo da Cruz seja feito somente pelo presidente da celebração. Aconselho que os padres rezem a Via-Sacra em privado, na parte da manhã, com transmissão pelas mídias sociais para que o povo possa acompanhar em suas casas. Na oração universal, seja acrescentada a seguinte prece:

Pelas vítimas da pandemia. Oremos por todas as vítimas do novo coronavírus, sobretudo os mais vulneráveis, a fim de que sejam livres de suas consequências, sejam consolados os que perderam seus entes queridos e logo se encontre a cura para a COVID-19.

Deus eterno e todo poderoso, autor da vida, ouvi as súplicas de vosso povo que implora o fim desta nefasta pandemia. Protegei os mais vulneráveis, especialmente os idosos, sejam eles amparados por seus familiares e assistidos pelo sistema de saúde. Abençoai os esforços para encontrar a cura e uni, pelos laços da solidariedade, a humanidade inteira. Por Cristo, nosso Senhor.

Vigília Pascal (11/04/2020)

Seja omitido o rito da bênção do fogo. O círio, já preparado antecipadamente, seja aceso de modo simples, omitindo a procissão e entoado o precônio pascal (Exsultet). Segue-se a Liturgia da Palavra. Para a liturgia batismal, apenas se renovam as promessas batismais e segue-se a liturgia Eucarística:

Se Deus é por nós, quem será contra nós? Ninguém! Sabemos da gravidade do atual momento, mas confiemos em Deus e recorramos à Santíssima Virgem Maria, Nossa Senhora dos Prazeres. Eu me mantenho unido e próximo aos padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas pela oração e os apresento, diariamente, no Altar de Nosso Senhor Jesus Cristo. Desejo que todos vivam, com suas famílias, uma abençoada Semana Santa e um frutuoso tempo da Páscoa. Tudo isso vai passar! Deus está conosco e, por isso, cuidemos de nós e dos outros.

Por Rayssa Cavalcante | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Rayssa Cavalcant