Agora que o coronavírus (COVID-19) está presente e é uma realidade iminente em nossa sociedade, diversas dúvidas sexuais surgiram durante o confinamento. Existem pessoas que sentem desejo, mas têm medo de se contaminar, assim como casais cujo desejo sexual diminuiu devido ao estresse e às preocupações causadas pela situação em si.

Dessa forma, muitas pessoas tiveram algumas dúvidas sobre esse tema. Por exemplo, se podem ter relações sexuais durante o confinamento, se devem esperar, ou o que podem fazer para recuperar o desejo. Portanto, queremos compartilhar com você algumas dicas para esclarecer suas dúvidas sexuais durante esse confinamento.
Principais dúvidas sexuais durante o confinamento

Em primeiro lugar, devemos estar cientes de que há muitas informações sobre o vírus circulando nas redes (é praticamente como se fosse outra pandemia informativa), mas, infelizmente, muitas dessas informações não são verdadeiras.

Em caso de dúvida, o ideal é entrar em contato com um centro de saúde próximo ou seguir as recomendações e os boletins emitidos pela Organização Mundial da Saúde. Essa é a melhor fonte confiável com a qual podemos contar para nos informar sobre a realidade dessa nova doença.

Tendo deixado isso claro, vamos esclarecer algumas dúvidas frequentes de natureza sexual. Além disso, também vamos indicar algumas sugestões.

1. Posso ter contato sexual com meu(minha) parceiro(a)?

Se for um casal sem sintomas e nenhum membro tiver sido exposto ao contato com outras pessoas infectadas, então é possível fazer sexo de maneira segura. Por outro lado, se um dos membros apresentar sintomas ou tiver recebido resultado positivo no teste para coronavírus, é melhor se abster e manter distância.

Se o casal tiver feito sexo durante a quarentena, é adequado fazer o teste para descartar a presença do coronavírus. Além disso, é conveniente evitar os beijos e reforçar os hábitos de higiene. Lavar as mãos é fundamental, especialmente diante da possibilidade de encostar em superfícies contaminadas.

2. O que eu posso fazer para não negligenciar minha vida sexual?

No momento atual, as práticas eróticas seguras diminuíram devido à distância que se deve manter das outras pessoas. Portanto, uma boa ideia é recorrer ao erotismo tecnológico. Assistir a filmes eróticos ou ler livros e revistas com essa temática são algumas das opções.

3. O vírus pode ser transmitido sexualmente?

Até o momento, não há evidências de que o vírus seja transmitido pela via genital. No entanto, também é verdade que as informações sobre a COVID-19 estão sendo atualizadas constantemente, e já se sabe que o contágio pode ocorrer através da saliva.

Ter relações sexuais durante a quarentena deixa a pessoa exposta ao contágio através do beijo, caso a outra pessoa apresente sintomas ou tenha recebido um resultado positivo no teste. De qualquer forma, para fazer sexo seguro, o uso de preservativos sempre é importante.

4. Devo tomar medidas preventivas?

Ainda que se trate um casal estabelecido, existem sexólogos que recomendam o uso de máscaras durante a prática sexual para evitar a transmissão, principalmente na presença de sintomas como tosse ou espirro. Por outro lado, enquanto durar o confinamento, o mais aconselhável é evitar o sexo casual. Estar com um novo parceiro pode representar um alto risco.

O sexo no confinamento

Além do que foi exposto, também pode ser que alguns casais sintam que o desejo sexual diminuiu devido à preocupação e à ansiedade durante esse período. Nesse caso, é normal que o desejo diminua para um ou os dois membros do casal, porque ocorrem mudanças emocionais repentinas.

No entanto, quando o casal está saudável, as relações sexuais são recomendadas, pois ajudam a reduzir os níveis de ansiedade, além dos outros benefícios proporcionados pelo sexo. Se o casal sentir desejo e estiver saudável, então é possível experimentar posições que minimizem o contato com o rosto do outro, como as posições de costas.

A masturbação também é uma ótima aliada, além da leitura de contos eróticos e do uso de brinquedos. Quem prefere se divertir sozinho e sem riscos pode usar alguns brinquedos eróticos, mantendo-os sempre limpos, é claro. Por fim, os relacionamentos não envolvem apenas o contato sexual, mas também o cuidado um com o outro.
O que mais devemos considerar?

Uma das últimas dúvidas sexuais durante esse confinamento tem a ver com as pessoas que estão nos grupos de risco. Quanto a isso, recomenda-se que as pessoas que apresentarem condições prévias, como doenças cardíacas, pulmonares, imunológicas ou respiratórias, se abstenham de manter relações sexuais durante a quarentena.

R7.COM