Com o intuito de regularizar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), para obter o auxílio emergencial do Governo Federal de R$ 600, algumas pessoas formaram uma fila na sede da Receita Federal em Maceió, no bairro de Jaraguá, na manhã desta terça-feira (14). No entanto, por aqui, a regularização está sendo feita apenas via internet já que o órgão está funcionando apenas para o serviço interno.

A Receita Federal esclarece que não é necessário ir ao órgão para resolver pendências e permanecer em aglomerações. E explica que a regularização pode ser feita via internet fazendo o pedido de regularização do CPF encaminhando um e-mail para o endereço atendimentorfb.02@rfb.gov.br e solicitar a regularização.

Vale ressaltar que é possível conferir se o documento está regular pelo site da instituição. Para a checagem, é preciso ter o número do documento e a data de nascimento. Em todo o país, de acordo com a Receita, entre os principais problemas com o documento estão o cadastro com dados incorretos ou incompletos, pendências no Imposto de Renda ou com a Justiça Eleitoral. Para regularizar o CPF atualmente é necessário ter título de eleitor regularizado. A Receita informou que vai regularizar os CPFs com pendências eleitorais para efeito do pagamento do auxílio emergencial.

A Receita Federal informa ainda que é importante verificar se ao preencher o cadastro para pedir os R$ 600, o nome do requerente, o nome da mãe e a data de nascimento são iguais aos que constam na base de dados do órgão.

O taxista Manoel Gomes acredita que as pessoas já tem o hábito de procurar os órgãos antes mesmo de tentar solucionar por si só.

“Estás mesmas pessoas que vão até os bancos e formam filas, são pessoas que usam as redes socais, postam reclamações ou indiretas para governo ou para ‘amigos’, mas na hora de resolver um problema simples usando a internet acha complicado. Será que pelo menos tentou? Ou apenas decidiu ir ao órgão para serviços que não são nem essenciais’’, reclama.

DEMANDA

A procura pelo atendimento se deu porque muita gente precisa regularizar o documento que é a medida necessária para fazer a retirada do auxílio emergencial.

E ontem, algumas pessoas foram até o órgão, mas não sabiam que estava fechado para o atendimento do público, justamente para evitar aglomerações seguindo as recomendações dos órgãos de saúde. No local, um funcionário explicou a situação e deu um folder com as orientações para a regularização do CPF via internet.

Fonte: Tribuna Independente

(Foto: Edilson Omena)