O fato de Alagoas já contar com cerca de 10 profissionais da Saúde infectados por coronavírus rendeu matéria no Fantástico, na edição desse domingo (19). Na reportagem, Elderkin Macnadby, recém formado, falou dos desafios de se entrar agora na profissão para ajudar no combate à Covid.
O médico foi um dos muitos acadêmicos que anteciparam sua formatura para trabalhar no combate à pandemia. Na oportunidade, a reportagem chamou a atenção ao destacar que Alagoas já tem cerca de 10 profissionais da Saúde, dentre médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem, afastados em razão da infecção por coronavírus.
“Isso (a antecipação da formatura) foi algo muito positivo, porque me permitiu estar aqui, na primeira semana de formado, trabalhando no hospital de campanha do Estado, fazendo os testes rápidos, triando quem tem e quem não tem Covid, e, dessa forma, desafogar o Hospital Geral do Estado e, ainda, protegendo os médicos que fazem parte do grupo de risco”, disse Elderkin.
Já Elton Jofre Simões, médico mais experiente, disse que, neste momento, todo esforço é bem-vindo. “Estamos vivendo um momento de pandemia, onde a necessidade de profissionais de Saúde se torna cada vez mais necessária, porque é uma quantidade muito grande de pessoas precisando de assistência médica”, concluiu o médico.
MÉDICOS INFECTADOS
Do total de 10 profissionais infectados contabilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), dois são médicos e dois são enfermeiros que atuam na rede estadual. Os outros seis são lotados no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sendo quatro enfermeiros e dois técnicos de Enfermagem. Os dados são referentes ao último boletim da secretaria, divulgado no último dia 13.
De acordo com a Sesau, todos os profissionais da área de Saúde testados positivo para a Covid-19, em Alagoas, estão em isolamento domiciliar, conforme indicado pelo Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Por meio de nota, o órgão informou que a contaminação deles não se deu por ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Segundo a pasta, toda a rede estadual de Saúde está abastecida desses itens.
Por Pâmela de Oliveira | Portal Gazetaweb.com
FOTO: Reprodução/Tv Globo