O principal motor econômico de Maragogi, a atividade hoteleira, que conta com aproximadamente 8 mil leitos e emprega mais de 2 mil pessoas em mais de 130 empreendimentos, entre hotéis, pousadas, campings e hostels, poderá voltar a funcionar a partir do dia 1º de maio, segundo Decreto Municipal assinado pelo prefeito Sérgio Lira. No entanto, a prefeitura publicou uma série de recomendações para a reabertura de hotéis e pousadas, que inclui avisos específicos para a recepção, camareiras e governança, cozinha, relações entre funcionários e atenção especial em caso de hóspedes ou colaboradores que venham apresentar sintomas do Covid-19, devendo ser encaminhados imediatamente a uma Unidade de Pronto Atendimento.

A secretária municipal de Turismo, Indústria e Comercio emitiu a seguinte nota: “Com o Decreto Municipal 016/2020, da Prefeitura Municipal de Maragogi, alguns estabelecimentos podem retornar ao funcionamento a partir do próximo dia 1 de maio. A decisão final sobre abrir ou não é do empresário e, por isso, trazemos aqui algumas recomendações de segurança que devem ser seguidas para o funcionamento devido à pandemia do coronavírus”.

A secretária Thereza Dantas afirmou “em Maragogi a atividade hoteleira não foi proibida, apenas sugerimos o fechamento. Agora estamos sugerindo que quem quiser retornar as atividades poderá fazê-lo, seguindo todas as recomendações publicadas. A decisão final sobre abrir ou não é do empresário”, disse a secretária.

REGRAS

Para a recepção, higienizar bancadas, maçanetas, computadores, mouses, telefones, canetas e outros objetos de trabalho, bem como as mãos, quando receber qualquer valor em dinheiro e outros objetos.

E para o cumprimento com os hóspedes, o sorriso, ao invés do aperto de mão, é a melhor prevenção.

Para camareiras e governança é obrigatório uso de equipamentos de proteção individual, com reforço na limpeza de maçanetas das portas, pisos e corrimões, além de lavar filtros de ar condicionado logo após as saídas dos hóspedes e durante a troca de roupas e toalhas, evitar sacudi-las.

Para o setor de cozinha higienizar louças, talheres, copos e demais utensílios, além de disponibilizar um funcionário para servir os pratos quando as refeições forem disponibilizadas em buffet, dando preferência ao serviço de atendimento à la carte.

Em linhas gerais todos os estabelecimentos deverão trabalhar somente com 50% de sua capacidade, respeitando as seguintes recomendações:

Nas áreas comuns como piscinas, quadras e salas de ginástica, manter orientação de uma pessoa para cada 8 metros quadrados e no restaurante, as meses devem estar no mínimo 2 metros de distância.

Será obrigatório o uso de máscaras para os funcionários, bem como o uso de luvas para os funcionários que manejem alimentos, bebidas e rouparia.

Fonte: Tribuna Independente / Claudio Bulgarel

(Foto: Divulgação)