O coronavírus mudou o dia a dia em todo o mundo. Em Maceió, além da preocupação com a Saúde pública, tem um lamento extra: o São João com fogueiras e fogos não será realizado. Por meio de determinação publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (15), a Prefeitura suspendeu as licenças para venda de fogos e proibiu que fogueiras sejam acesas em espaços públicos ou privados. A medida faz parte das ações de combate à pandemia da Covid-19 e busca evitar ocorrências de queimaduras e problemas respiratórios, o que impactaria ainda mais o sistema de saúde.

O Decreto 8.883, de 14 de maio de 2020, leva em consideração a superlotação dos hospitais públicos e privados por causa dos casos de coronavírus. As medidas visam evitar acidentes causados por fogos (principalmente em crianças), complicações respiratórias provocadas pela fumaça em pessoas com asma ou com outros problemas de saúde e as tradicionais aglomerações do período junino. Diante do aumento do número de casos dessas ocorrências no mês de junho, as proibições vão evitar a ocupação de leitos.

Além da proibição do uso de fogos de artifícios e do acendimento de fogueiras, a Prefeitura de Maceió também determinou a suspensão dos alvarás que foram concedidos pelos órgãos licenciadores municipais, antes do decreto, para o funcionamento de barracas de vendas de fogos.

Por Victor Lima | com assessoria \ GAZETAWEB.COM

FOTO: arquivo/Divulgação