A família de um paciente do Hospital da Mulher denunciou, na tarde desse domingo (17), o caso onde Gilvaneo Irineu Alves teria recebido dois atestados de óbito, o primeiro afirmando que o paciente teria falecido em decorrência de Covid-19, e o segundo negava o fato.

Em uma rede social, o vereador por Maceió Siderlane Mendonça publicou um vídeo onde aparece ao lado de dois filhos do paciente, identificados apenas como Kelly e Caio e tem, em mãos, as cópias dos dois atestados de óbito dados à família de Gilvaneo. Segundo o vereador, o paciente deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, de lá, foi encaminhado ao Hospital da Mulher, onde permaneceu internado por 8 dias.

No vídeo, a mulher, identificada como Kelly, afirma que procurou a Assistência Social do Hospital e, no momento dos questionamentos, recebeu um segundo atestado de óbito. “Na primeira vez me deram atestado de óbito dizendo que ele estava com insuficiência respiratória e que morreu de Covid. Depois disso vieram trazer outro laudo médico dizendo que ele não estava com Covid. Ficamos sem saber o que aconteceu com ele, para a gente poder se cuidar também”, afirmou Kelly.

Segundo relato do vereador, o segundo atestado de óbito de Gilvaneo dado à família dele, pelo hospital, aponta que a causa da morte foi choque séptico, sepse pulmonar, pneumologia e hipertensão arterial, sem apontar qualquer relação com Covid-19; no entanto, ao se encaminharem para o necrotério para realizar a liberação do corpo, receberam as orientações de que o caixão do paciente deveria permanecer fechado e com devido distanciamento, tratando o caso como suspeita de Covid.

A família afirma que entrará com ação em esfera judicial e no Ministério Público do Estado (MPE) para obter maiores esclarecimentos. O vereador afirma ter tentado entrar em contato com o governador do Estado, Renan Filho, e com o secretário de Saúde do estado, Alexandre Ayres, mas sem sucesso.

A Gazetaweb entrou em contato com a Secretaria de estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL) e aguardo retorno acerca da situação.

Por Pâmela de Oliveira | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Reprodução/Instagram