Os casos confirmados de coronavírus nos municípios da Região Norte continuam impactando a vida dos moradores e, sobretudo, da economia das cidades, onde comerciantes anunciam perdas de milhões de reais e desemprego. Com o anúncio de uma pessoa confirmada com o Covid-19 em Porto de Pedras na semana passada, agora, todos os municípios da região já apresentam contaminados.

Maragogi, com 50 casos, Porto Calvo com 34 e São Luiz do Quitunde, com 17, são os três municípios que mais apresentam casos confirmados. Apesar de um baixo índice de mortalidade e um grande número de curados, as prefeituras continuam atentas a disseminação do vírus, com ações como distribuição de kits de higiene, higienização dos locais públicos e barreiras sanitárias.

O mais recente boletim da SESAU confirma os casos por município: Maragogi (50), Porto Calvo (34), São Luís do Quitunde (17), São Miguel dos Milagres (13), Campestre (11), Matriz de Camaragibe (8), Japaratinga (7), Colônia Leopoldina (7), Jacuípe (3), Barra de Santo Antônio (3), Passo de Camaragibe (2), Novo Lino (1), Jundiá (1) e Porto de Pedras (1).

Maragogi, além de ser o município com mais casos, é aquele também com maior numero de vitimas, num total de 3. As outras vitimas fatais estão em Campestre, 2; Porto Calvo, 1; Matriz de Camaragibe, 1; Japaratinga, 1; Novo Lino, 1; Passo de Camaragibe, 1 e São Miguel dos Milagres, também com uma vitima. Vale ressaltar que a primeira morte em Maragogi foi de um idoso, no povoado de Peroba, que contraiu o vírus em Pernambuco e veio se refugiar no município e em Campestre, sendo que uma morte ocorreu em Palmares, também em Pernambuco.

As Secretarias Municipais de Saúde, no entanto, lembram também do grande número de casos descartados e curados. Em Maragogi, por exemplo, 41 pessoas estão aguardando resultado, 44 casos foram descartados e oito pessoas estão recuperadas. Em Porto Calvo existem 74 casos em investigação, 71 descartados e 12 pessoas estão recuperadas. E em São Miguel dos Milagres até o momento 25 casos foram descartados e 10 pessoas já foram recuperadas.

Fonte: Tribuna Hoje / Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte

↑ Maragogi (Foto: Divulgação)