A área da Educação tem enfrentado diversos desafios, assim como tantos setores da sociedade, a partir da pandemia global do coronavírus. Buscando formas de driblar o momento e manter alguma constância no ensino, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Educação de Maceió (Semed), está desenvolvendo e implantando o projeto Rádio Escola Maceió, em parceria com o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), que disponibilizou a Rádio Difusora de Alagoas e a Rádio Educativa FM para a iniciativa.

O projeto funcionará com a veiculação de ‘áudio-aulas’ para os estudantes de todos os anos do Ensino Fundamental da rede municipal. O conteúdo será elaborado e ministrado pelos professores municipais, que estão sendo selecionados por inscrição pela Semed. Os professores deverão, ainda, apresentar o Plano de Trabalho, no qual deve constar a organização de suas aulas. Para cada ano, serão destinados de 10 a 15 minutos diários de ‘áudio-aulas’.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, explica que o objetivo é garantir o vínculo com os estudantes até a hora em que seja possível retomar as aulas. “Desde que as aulas presenciais foram suspensas, nossa equipe se debruçou sobre os decretos municipal e estadual para traçar ações. Buscando referências, analisando a situação, entendendo as dificuldades de nossas famílias e encontrando formas de superar e minimizar os prejuízos socioeducacionais”, explicou.

A dificuldade de acesso à internet, que ainda é uma realidade para muitos, foi um dos fatores que estimulou novas medidas. Os representantes da Semed estão em contato contínuo com o Conselho Municipal de Educação, e todas as ações seguem a Base Nacional Comum Curricular.

“O trabalho que nossos professores vêm desempenhando na internet está sendo muito bem feito. Nós vemos os esforços e a dedicação. Mas, recebemos mensagens de mães e pais que falam da dificuldade de acesso à internet. Por isso, a rádio. Uma opção que tem uma grande abrangência, inclusive na zona rural. Aqui, quero fazer um agradecimento ao secretário de Comunicação de Alagoas, Enio Lins, que nos atendeu muito bem e permitiu essa parceria com o Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), responsável pela Rádio”, completou a secretária.

A coordenadora do Projeto Rádio Escola Maceió, Maria José Alves Costa, detalha o planejamento para a realização das atividades. “Neste momento, estamos orientando as escolas sobre a inscrição dos professores que já têm habilidade em trabalhar com recursos midiáticos e, a partir disso, eles apresentarão o Plano de Trabalho e receberão orientações para a produção das áudio-aulas. Além disso, a gente está orientando quanto à organização dos módulos/tempos destinados para cada etapa e modalidade, já que serão distribuídos de acordo com os componentes curriculares do Ensino Fundamental. Serão destinadas 2 horas para a veiculação das audioaulas, 1 hora para os anos iniciais e 1 hora para os anos finais”, explicou Maria José, responsável pela Coordenadoria-Geral de Ensino Fundamental da Semed. Os horários das aulas ainda serão definidos.

Para Augusto César, diretor-presidente do IZP, o projeto é fundamental diante do cenário vivido. “Essa ação é de suma importância para o momento em que vive o alunado do município de Maceió. Por determinação do governador Renan Filho, a presidência do IZP não mediu esforços para abraçar a ideia. Disponibilizamos espaços na Rádio Difusora e na Educativa FM para que os alunos, em casa, possam, diariamente, estar em contato com as necessidades básicas de ensino”, disse.

O docente poderá gravar o conteúdo e enviar ou gravar nos estúdios da Rádio Difusora, seguindo todas as normas de segurança estabelecidas. O professor também deve, ao final da ‘áudio-aula’, passar atividades que devem ser desenvolvidas pelos alunos em casa. Estas atividades serão computadas como tempos letivos para todos os estudantes do Ensino Fundamental.

Por Victor Lima, com Secom Maceió \ GAZETAWEB.COM

FOTO: arquivo/Pei Fon/Secom Maceió