O deputado estadual Galba Novaes (MDB) voltou a fazer duras críticas à gestão do prefeito Rui Palmeira (sem partido) no tocante as ações de combate ao coronavírus no município de Maceió na sessão de ontem (9) da Assembleia Legislativa do Estado (ALE). Ele quer a convocação do gestor municipal para que sejam dadas explicações sobre o pedido de reconhecimento de calamidade pública para a capital do estado.

“Eu não sei como a sociedade está lidando com a omissão, com a ineficiência, o destrato, a falta de responsabilidade do governo municipal com relação a essa pandemia. Agora me digam o que o governo municipal tem feito nessa pandemia? Um pronunciamento? O que é que o município tem a oferecer as pessoas que estão acometidas ou que precisam de exames? Não é denúncia destrutiva não, nem pejorativa, não é política partidária, é de falta de ações do município”, criticou.

Ele pontuou ainda o fato de Maceió ter apenas 27% de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF) e lembrou que Maceió, com mais de um milhão de habitantes, cerca de um terço da população alagoana, não possui sequer um hospital, ao contrário de municípios bem menores como Campestre, Campo Alegre, Colônia Leopoldina e Junqueiro.

“Cadê o hospital municipal? Quanto não aliviaria o estado e deixaria de ter essa sobrecarga que está existindo a nível estadual. Há 20 anos a então prefeita Kátia Born foi que iniciou esse programa. De lá para cá continuou com 27% apenas. PSF todo mundo sabe a importância desse programa. Temos cidades, capitais no Nordeste com quase 100%. Aí está na televisão a propaganda da vacina, vacina todo ano tem. Solicitei uma convocação virtual para ouvir do prefeito ou de representante legal o porquê desse pedido de calamidade pública. Fundamente. Não é copiar porque o governo do estado fez. Coloque a fundamentação por causa disso e disso. Os postos visitei todos é uma desgraça. Não tem nada”, disse o deputado ao criticar também a falta de um trabalho pedagógico nas comunidades mais pobres do município.

O parlamentar seguiu: “As praias da Pajuçara, da Ponta Verde estão com grades e as praias da Avenida e do Sobral não estão. Que segregação é essa? Não tem trabalho pedagógico. Pode pagar as grades, mas não pode distribuir álcool em gel? Se não fosse o Hospital Metropolitano para socorrer a população, a situação seria pior. Estou aqui fazendo um apelo ao prefeito Rui Palmeira que colabore. Essa situação está de mal a pior”.
Em aparte, deputado destaca atuação da Secretaria de Saúde

Em aparte ao pronunciamento do deputado Galba Novaes (MDB), o deputado Davi Maia (DEM) que compõe a oposição ao governo estadual, ironizou e ao mesmo tempo lembrou que Galba Novaes preside o MDB municipal, partido que atualmente é aliado da gestão de Rui Palmeira.

“A gente tem que colocar as coisas devidamente como são. Quando o prefeito Rui Palmeira rompeu, por assim dizer, com a sua trajetória política que vinha nos últimos anos e se aliou ao MDB, eu fui o primeiro a dizer que isso não ia dá certo. Disse que ele estava negando a história dos últimos anos, inclusive os combates que fizemos ao governador Renan Filho e ao senador Renan Calheiros nas últimas eleições. Mas, eu disse e hoje o discurso de vossa excelência só vem a corroborar com o que eu dizia ao prefeito, ora essa é uma aliança que começa a dá errado antes mesmo de começar. Se o presidente do MDB de Maceió [Galba Novaes] não confia na gestão a qual vai apoiar o candidato do MDB [se referindo a Alfredo Gaspar, pré-candidato a prefeito de Maceió pelo MDB] que tem oito vereadores na bancada já mostra claramente que essa é uma união fadada ao fracasso. Mas, eu estou aqui muito confortável com as minhas palavras, porque eu estou fora da aliança, porque o meu pré-candidato a prefeito de Maceió é o deputado federal JHC. Estou fora e pedi ao Democratas para se afastar desta aliança, mas fui voto vencido dentro do partido”, destacou Davi Maia, ao mesmo tempo que defendeu a atuação da secretaria de Saúde de Maceió no combate ao coronavírus. A pasta é comandada pelo presidente do Democratas estadual, Thomaz Nonô.

O prefeito Rui Palmeira foi procurado pela Tribuna para comentar sobre as críticas feitas por Galba Novaes, mas por meio de sua assessoria, a reportagem foi informada de que ele não iria se manifestar sobre o assunto.

Fonte: Tribuna Independente / Carlos Victor Costa

(Foto: Ascom / ALE)