Uma semana após a prefeitura adotar pontos de contenção e bloqueios para circulação de veículos, na área central da cidade, os casos de Covid-19 continuam avançando em Arapiraca.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e do 3º Batalhão da Polícia Militar, a medida teve início no dia 15 deste mês e foi suspensa na segunda-feira (22), de um período de interdição em 13 pontos na área comercial da cidade.

A proposta da gestão do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) era diminuir o fluxo de veículos e, consequentemente, o número de pessoas circulando no comércio da cidade.

Conforme levantamento feito pela Sucursal da Tribuna Independente, em Arapiraca, as medidas não surtiram o efeito esperado até agora. Uma semana antes dos bloqueios, o município havia registrado 1.090 casos confirmados da doença e 36 óbitos.

No dia em que a prefeitura adotou a interdição das vias centrais, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Arapiraca já estava com 2.030 casos confirmados e 56 mortes por conta da Covid-19.

Ainda com base nas informações repassadas pela prefeitura, uma semana depois, ou seja, na segunda-feira (22), o novo coronavírus já havia infectado mais 944 pessoas, subindo para 2.974 o número de casos confirmados da doença e elevando para 70 as vítimas fatais.

No período compreendido entre o dia 7 até o dia 15 de junho, quando foram iniciados os bloqueios no tráfego de veículos, no centro comercial da cidade, haviam sido registrados 940 novos casos da doença e 20 novos óbitos.

O levantamento agora, uma semana após as medidas restritivas, por parte da Prefeitura de Arapiraca, o boletim epidemiológico revela mais 944 casos e mais 26 vítimas fatais da Covid-19, totalizando 2.974 casos confirmados e 70 mortes.

E na terça (23), a prefeitura emitiu um novo boletim, que aponta 3.072 infectadas pela doença e 82 faleceram por complicações da Covid-19.

DIFERENÇAS

Os números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca divergem do mais recente boletim publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que aponta 2.176 casos confirmados e 28 óbitos de Covid-19 na Capital do Agreste. Essa diferença, segundo apurou a reportagem, é por conta das atualizações feitas nos municípios e que depois são repassadas à Sesau.

Mas os dados evidenciam que, mesmo com o trabalho dos agentes de trânsito, guardas municipais com o apoio de policiais militares, a maior parte da população não obedece ao decreto de isolamento social, e é grande a quantidade de pessoas circulando nas ruas centrais de Arapiraca.

Supermercados, farmácias e outros estabelecimentos que foram liberados pelo novo decreto estadual funcionam normalmente, com a exigência de que os clientes somente tenham acesso com o uso de máscaras de proteção e a utilização de álcool em gel para higienização.

Muitas pessoas estão indo à área central e vários comerciantes insistem em burlar as regras estabelecidas. Um agente de trânsito, que pediu para não ter o nome revelado, lamentou a desobediências. “O ideal era as pessoas virem aqui só em casos especiais e de urgência. Mas a maioria vem fazer compras que poderiam esperar para quando a pandemia estivesse mais controlada”, afirmou.

Fonte: Davi Salsa – Sucursal Arapiraca / Tribuna Independente

(Foto: Davi Salsa)