A força-tarefa de fiscalização integrada entre órgãos públicos municipais e estaduais atuou, nos dias 23 e 24, véspera e Dia de São João, para fazer cumprir o decreto municipal que proíbe fogueiras, comércio e uso de fogos de artifício na cidade, durante o período junino. A fiscalização é parte das ações da Prefeitura para frear a proliferação do novo coronavírus na capital.

Na quarta-feira (24), as equipes percorreram as ruas de Maceió e fizeram averiguação de denúncias. Houve orientação a quem estava circulando, nas vias públicas, e seis estabelecimentos foram lacrados no Jacintinho e Graciliano Ramos. Nesse dia, nenhuma fogueira foi encontrada, mas houve apreensão de fogos na Ponta Grossa.

A fiscalização também encontrou um grupo soltando fogos na Jatiúca e na Ponta da Terra, além de outras pessoas em aglomerações fazendo confraternização em um ponto da orla e em ruas do Jacintinho e da Ponta Grossa. A equipe também foi conferir a denúncia de que estava sendo realizada uma festa em um hotel na Jatiúca, mas, ao chegar no local, constatou que se tratava da transmissão de uma live sem público.

No Novo Mundo, um grupo foi flagrado jogando futebol no campo próximo ao terminal de ônibus. Os jogadores foram orientados e se dispersaram. Houve abordagem a banhistas na praia de Guaxuma, com orientação para que deixassem o local. Alguns surfistas estavam no mar em Cruz das Almas e o Corpo de Bombeiros foi acionado.

Na terça-feira (23), foram apreendidas madeiras que seriam utilizadas para fogueira em seis pontos diferentes. Duas fogueiras que estavam acesas foram apagadas e duas banquinhas de fogos foram recolhidas no Jacintinho e uma no Tabuleiro do Martins. Além disso, 19 estabelecimentos foram lacrados, e, no Centro, por todo itinerário, foram feitas abordagens quanto ao uso de máscara no calçadão e aglomeração nos pontos de ônibus. A fiscalização continua nos próximos dias 28 e 29.

A fumaça das fogueiras e dos fogos pode prejudicar a saúde de pessoas alérgicas ou com doenças respiratórias e, ainda, piorar o quadro de pacientes que se recuperaram recentemente ou estão em recuperação da Covid-19. Além disso, acidentes ou queimaduras podem aumentar a procura pelo sistema de saúde neste período em que já está sobrecarregado.

Também está proibida a realização de shows, apresentação de quadrilhas juninas e atividades que possam gerar aglomeração. Quem desobedecer poderá ter seu estabelecimento lacrado ou a estrutura desmontada, conforme o caso. Se houver insistência, o responsável pode ser multado e, até, conduzido a uma delegacia por desobediência.

“É possível ver a colaboração das pessoas em muitas localidades e, em outras, é preciso a ação da fiscalização. Precisamos estar juntos para garantir a eficácia dessas medidas, pois as autoridades de saúde alertam que o isolamento social ainda é necessário para impedir o avanço da doença”, reforça o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar.

A força-tarefa integrada é composta pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – com a Guarda Municipal e a Fiscalização de Posturas; Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; e Polícia Militar (PMAL). No período junino, participam da ação, também, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Maceió, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e o Corpo de Bombeiros (CBM).

As denúncias podem ser feitas pelos telefones 3312-5277 (disque-denúncia da Semscs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h), 181 (Secretaria de Segurança Pública) e 190 (Polícia Militar).

Por Jobison Barros com informações da assessoria

FOTO: Alberto Jorge | Ascom Semscs