Moradores do conjunto Graciliano Ramos, no bairro Cidade Universitária, em Maceió, podem, nesta segunda-feira (6), receber gratuitamente o Cartão Bem Legal Cidadão. Uma ação da Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai garantir o serviço das 8h às 14h, no terminal de ônibus da localidade.

Para emitir o Cartão Bem Legal Cidadão, basta o usuário do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) apresentar o RG, CPF e o comprovante de residência. O documento é entregue na hora, ao passageiro, e sem nenhum custo.

“A SMTT está descentralizando os serviços e chegando junto das comunidades para garantir que todos tenham acesso ao Cartão Bem Legal Cidadão, de forma gratuita, e sem precisar sair do seu bairro. Já realizamos outras ações itinerantes em diversos terminais de ônibus de Maceió, e os resultados foram bastante positivos. Além de proporcionar maior agilidade na hora do embarque nos coletivos, o Bem Legal também auxilia para que as viagens se tornem mais seguras, pois não haverá circulação de dinheiro dentro dos veículos. E evitar a circulação de dinheiro nos ônibus é muito importante neste período de pandemia, pois reduz os riscos de proliferação e contágio pela Covid-19”, explicou Antônio Moura, gestor da SMTT.

Benefícios do Cartão Bem Legal

Além de desfrutar de maior segurança e comodidade na hora do embarque, o passageiro que possui o Cartão Bem Legal desfruta de diversas vantagens que são oferecidas pela Prefeitura de Maceió, a exemplo da integração temporal. Este benefício possibilita que o passageiro embarque em até dois ônibus, pagando apenas uma tarifa.

Para que o serviço seja usufruído, é necessário respeitar o prazo máximo de até 90 minutos, que começa a ser contado a partir do momento em que o bilhete eletrônico passa no validador do primeiro veículo.

Outra vantagem de possuir a bilhetagem eletrônica é poder realizar o embarque nos ônibus semiexpressos, que contam com menos paradas durante o seu trajeto, e nas linhas com horários exclusivos para quem possui o Bem Legal. Essas viagens têm como intuito proporcionar mais agilidade e praticidade na hora do embarque nos coletivos.

Nos dias 08 e 09 de julho, as equipes da SMTT vão estar no terminal do Vergel, das 8h às 14h, com o mesmo serviço.

Por Thiago Gomes com Secom Maceió

FOTO: Pei Fon / Secom Maceió