A expectativa de volta das atividades turísticas na próxima segunda-feira (20) é grande principalmente de bares e restaurantes da orla maritima de Maceió, bastante frequentada pelos turísticas que estão chegado está semana .

Para orientar aos empresários e também ambulantes a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Turismo e Lazer , elaborou um “Manual de Boas Práticas”, que foi apresentado quinta-feira com o título de Protocolo Experimente Maceió “que será aplicado a diversos segmentos da atividade turística. O material consolida a ampliação da retomada gradual do setor na capital e é fruto de uma série de reuniões segmentadas entre entidades representativas e órgãos da administração pública municipal focadas na adequação de serviços às medidas de segurança sanitária”, informa o a assessoria da Semtel.

“Alinhado aos protocolos dos governos estadual e federal, e seguindo orientações do Selo Turismo Responsável, criado pelo Ministério do Turismo (Mtur), o protocolo elaborado pela Semtel tem como propósito nortear previamente a reabertura do setor com planejamentos específicos para o funcionamento das principais atividades turísticas, além de atrativos como a orla marítima, a partir da reabertura dos serviços. Iniciado pelo Conselho Municipal de Turismo (MTur) em junho, o processo de elaboração do plano contou com a opinião e análise de operadores, empresários, técnicos e administradores de cada segmento. O documento completo está disponível para acesso na plataforma Maceió Até Você (link).

Com o avanço de Maceió para a Fase Amarela, na próxima segunda-feira (20), a capital segue na flexibilização do isolamento social com a reabertura controlada da orla e de alguns setores econômicos, incluindo segmentos turísticos. Somado a fatores como a retomada gradual da rede hoteleira e o início da recuperação da malha aérea, que deve crescer 35% ao longo deste mês, o cenário aponta para um retorno, ainda que pouco significativo, do fluxo de turistas e a necessidade de antecipar a estruturação do setor para a qualificação do destino frente à nova realidade.

“O protocolo da Prefeitura de Maceió, que engloba diretrizes estaduais e federais, foi construído com entidades representativas do turismo na capital, que aderiram às medidas de segurança propostas e já começaram a internalizar as recomendações. A grande novidade do documento são as determinações quanto ao ordenamento turístico na orla, relativo à atuação dos permissionários, ambulantes e prestadores de serviços, além do uso dos espaços pelos frequentadores e ocupação dos estacionamentos. São medidas de segurança que deverão entrar em vigor com o avanço da flexibilização nas próximas fases da retomada, antecipadas pela administração pública municipal neste protocolo para fins de planejamento”, destacou o secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, que esteve à frente da elaboração do documento.

Além da orla marítima, o Protocolo Experimente Maceió contempla os segmentos de bares e restaurantes, meios de hospedagem, organizadoras e centros de eventos, aeroporto, terminal rodoviário, transportadoras turísticas e guias de turismo. Ainda que operem também sob protocolos próprios e medidas orientadas por entidades nacionais, os setores compartilham normas complementares às recomendações da Prefeitura e, por isso, foram incorporadas ao documento. As orientações contidas no plano, entretanto, devem acompanhar a evolução dos cenários ao longo do tempo, podendo sofrer alterações ou contemplar outros segmentos”, finaliza o informativo.

POR: GAZETAWEB.COM- BLOG DO MOZART AMARAL
GOOGLE REPRODUÇÃO