Na primeira sexta-feira após a autorização de reabertura de bares e restaurantes em Maceió, a Vigilância Sanitária foi às ruas da capital para reforçar a fiscalização sobre as medidas de cumprimento de atual decreto com normas de orientação à covid-19. A principal irregularidade encontrada foi a grande quantidade de produtos vencidos, de acordo com Alessandro Valério, responsável pela Vigilância Sanitária Municipal.

“Começamos agora na reabertura dos bares e restaurantes. O que a gente está encontrando é uma grande quantidade de produtos vencidos. Por conta da pandemia, alguns bares e restaurantes abriram e não fizeram o levantamento desse material. E a população acaba consumindo esse material vencido. A gente entra com a fiscalização, conta com o apoio da Polícia Militar, do BOPE. Estamos entrando e fazendo a inspeção desses estabelecimentos”, explicou o profissional.

Ainda de acordo com Valério, as equipes de fiscalização contam ainda com um setor exclusivo para verificar se as regras de distanciamento e higienização estão sendo cumpridas pelos estabelecimentos comerciais.

“Temos uma equipe só para essa parte da fiscalização (de covid-19), a parte de distanciamento, álcool em gel, orientando as mesas, questão de quantidade de pessoas por mesa, a capacidade do estabelecimento. Eles são orientados em relação a isso. E o estabelecimento tem que fornecer a informação, tem que ter placas indicativas sobre o novo decreto”, afirmou.

TNH1.COM

FOTO: Itawi Albuquerque / TNH1