Neste artigo, propomos 3 remédios com cúrcuma para a artrite reumatoide. Este alimento medicinal possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que podem aliviar a dor provocada por esta doença.

Além disso, essas opções naturais podem ajudar a retardar a progressão da artrite reumatoide, que pode ser muito rápida nos primeiros anos. A redução dos sintomas contribuirá para uma melhoria física e emocional da pessoa, pois terá um impacto positivo na sua qualidade de vida.
3 remédios com cúrcuma para artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença autoimune crônica que, até o momento, não tem cura. Ela afeta 1% da população mundial. Portanto, muitas pessoas buscam remédios ou soluções simples que os ajudem a aliviar os sintomas dessa condição.

Nesse caso, focamos na cúrcuma, que demonstrou ter muitas propriedades benéficas para o nosso corpo: anti-inflamatória, analgésica, antioxidante, antimicrobiana, hepatoprotetora e anticancerígena, entre outras tantas.

Graças a essas virtudes curativas, essa especiaria pode ser eficaz para nos ajudar no caso de doenças que causam inflamação e dor. Atualmente, é possível obtê-la em pó, em óleo ou mesmo em seu componente ativo, a curcumina, como suplemento. A seguir, compartilhamos três remédios com cúrcuma para a artrite reumatoide que podemos fazer em casa.

Você pode se interessar: 5 ervas medicinais para aliviar a dor da artrite reumatoide

1. Argila e cúrcuma para a artrite reumatoide
Cúrcuma em pó

Primeiramente, queremos dizer que, nesse caso, trata-se de um remédio tópico que age como um analgésico rapidamente. Nesse caso, aos efeitos da cúrcuma, adicionamos os da argila, que também ajudam a reduzir a inflamação e, portanto, acalmar a dor. Além disso, ela também fornece muitos minerais benéficos através da pele.
Ingredientes

3 colheres de sopa de pó de argila (90 g)
1 colher de sopa de cúrcuma em pó (25 g)
Água

Modo de preparar

Antes de tudo, devemos lembrar que, ao manusear argila, não devemos usar utensílios de metal. Escolha madeira, plástico, cerâmica ou vidro, por exemplo.
Para começar, misture bem a argila com a cúrcuma.
Em seguida, adicione água gradualmente até obter uma pasta não grumosa que possa aplicar sem pingar.

Aplicação

Aplique na pele limpa e seca na área afetada pela artrite reumatoide.
Deixe agir por 20 ou 30 minutos, ou até a argila secar.
Lave a pele para remover os resíduos da aplicação e, se desejar, aplique uma loção hidratante.

2. Óleo de coco, cúrcuma e pimenta-do-reino

Em segundo lugar, apresentamos um remédio com cúrcuma para a artrite reumatoide que podemos aplicar como loção por meio de uma massagem. A combinação de três ingredientes medicinais é a chave para aliviar a inflamação e a dor.

A piperina presente na pimenta-do-reino aumenta a biodisponibilidade da curcumina em 2000%, de acordo com este estudo. Portanto, é muito interessante combinar esses dois ingredientes sempre que possível. De fato, alguns suplementos já misturam a cúrcuma com a pimenta-do-reino.
Ingredientes

1 colher de chá de cúrcuma em pó (7 g)
1 colher de chá de pimenta-do-reino (7 g)
Óleo de coco extravirgem (20 g)

Preparação e aplicação

Misture os três ingredientes.
Aplique na área inflamada com uma massagem e, se desejar, cubra a região para evitar manchas nas roupas.

Não deixe de ler: Quais óleos vegetais são bons para a saúde?

3. Leite dourado
Remédios naturais com cúrcuma
O chamado leite dourado é um bom complemento para combater as doenças associadas à inflamação.

Finalmente, este remédio é uma bebida que podemos tomar para complementar o tratamento tópico. Trata-se de um leite vegetal medicinal muito reconfortante e saudável que também nos dá muito calor.
Ingredientes

2 xícaras de bebida vegetal de coco, amêndoas ou aveia (500 ml)
Cúrcuma em pó (3 g)
Gengibre em pó (3 g)
Canela de Ceilão (3 g)
Pimenta-do-reino (3 g)
Mel puro a gosto

Modo de preparar

Basta ferver todos os ingredientes por 10 minutos e depois deixá-los descansar por mais 10 minutos.
Você pode tomá-lo a qualquer hora do dia, embora seja ideal para os dias mais frios.

Pronto, agora você já conhece três remédios com cúrcuma para a artrite reumatoide. Podemos alterná-los ou combiná-los para fornecer ao nosso corpo todos os benefícios desta especiaria medicinal. Como vimos, os estudos mostram seus efeitos anti-inflamatórios e analgésicos que vão ajudar a proporcionar bem-estar.

R7.COM

FOTO: GOOGLE