Com o período de chuvas, uma enorme cratera em uma encosta vem preocupando os residentes da Rua Princesa Diana, no bairro São Jorge, em Maceió. Segundo moradores, desde 2013, a erosão vem crescendo e engolindo casas em um local onde existia uma escadaria que dava acesso aos moradores.

Moradores relatam, ainda, que existem casas no local que já apresentam rachaduras internas, além de uma casa, que já foi abandonada pelo antigo dono e que, a qualquer momento, pode cair devido aos rápidos avanços da erosão. Eles dizem, também, que a Defesa Civil já foi acionada e que chegaram a retirar duas famílias do local, mas que, ainda, não retornaram para uma avaliação de possíveis trabalhos de reestruturação.

Em nota, a Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), informou que esteve no local, no último sábado (1º), e que as equipes constataram evolução de erosão devido à infiltração de água da chuva no solo e do descarte irregular de entulhos.

A Compdec afirmou, ainda, que uma lona foi instalada no local como medida paliativa, durante o período chuvoso, até que sejam feitas intervenções pelos órgãos responsáveis.

Confira nota na íntegra:

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) informa que esteve no local na manhã deste sábado (1). Trata-se de área de invasão com construção em encosta. As equipes constataram evolução de erosão devido à infiltração de água da chuva no solo e do descarte irregular de entulhos.

A área vem sendo acompanhada pela Defesa Civil e já houve colocação de lona como medida paliativa durante o período chuvoso, até que sejam feitas intervenções pelos órgãos responsáveis, bem como a retirada de famílias devido ao risco de desabamento de alguns imóveis construídos na encosta.

Neste sábado, a comunidade foi orientada quanto à necessidade de realocação de mais duas unidades habitacionais, cujas famílias estão sendo encaminhadas para atendimento pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Além disso, a Defesa Civil vai solicitar aos órgãos competentes avaliação para intervenção imediata na área.

Por Pâmela de Oliveira | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Cortesia